Foto de: CNBB
Curso é destinado a reitores e seminaristas.
A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e a Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (Osib) preparam o II Seminário Nacional sobre a Formação Presbiteral.
O evento acontecerá entre os dias 20 e 25 de janeiro de 2014, em Aparecida (SP), e propõe como tema de reflexão “Presbíteros segundo o Coração de Jesus para o mundo de hoje” e lema “Corramos com perseverança com os olhos fixos em Jesus” (Hb 12, 1-2).
O curso é destinado a reitores de seminários, seminaristas, diretores de institutos, professores e psicólogos que atuam na formação de presbíteros.
A proposta do evento é avaliar o processo formativo dos futuros padres, oferecendo orientações aos seminários e seus formadores, à luz da Palavra de Deus e dos Documentos do Concílio Vaticano II.
Segundo o assessor da Pastoral Vocacional da CNBB, padre Valdecir Ferreira, é grande a expectativa para o evento que pretende reunir o número máximo de participantes.
“Cerca de 250 pessoas participarão do evento e a escolha dos delegados é de responsabilidade do presidente da Osib de cada regional”, explica padre Valdecir.
De acordo com o Arcebispo de Palmas (TO) e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Dom Pedro Brito Guimarães, a formação presbiteral deve ser permanente.
“No processo formativo três elementos não podem ficar fora e nem simplesmente ser considerados como fossem adendo, adorno ou enfeite. Trata-se do escrutínio, dos interstícios e do ano pastoral. A formação é permanente, só acaba com a morte natural”, destaca o bispo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.