Por Redação A12 Em Igreja

Aparecida (SP) receberá Feira Nacional sobre Economia Solidária

Feira acontecerá dentro das atividades V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira

V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira em Aparecida

Aparecida (SP) sediará, entre os dias 10 e 12 de novembro, a Feira Nacional de Saberes e Sabores da Economia Solidária.

A exposição faz parte da programação do V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira (V CNCB) e está dentro das comemorações pelos 60 anos da entidade. A abertura oficial da feira será às 9h do dia 10, com a visitação transcorrendo nos três dias de congresso no horário das 8 às 17 horas. O acesso é gratuito.

:: Cáritas realizará Congresso em Aparecida com edição especial do Prêmio Odair Firmino

:: Santuário Nacional receberá exposição inédita sobre a encíclica ambiental do Papa

A feira será montada no espaço localizado em frente ao Centro de Eventos Padre Vítor Coelho, no Santuário Nacional e poderá ser acessada também pelos romeiros que visitam a Basílica.

Estarão expostos empreendimentos de Economia Solidária (EcoSol) apoiados pela Cáritas Brasileira em todas as regiões do Brasil, os quais oferecerão à população produtos artesanais, de vestuário, de alimentação e da agricultura familiar, entre outros.

Além da exposição de produtos, a feira oferecerá um espaço de valorização das manifestações culturais locais e regionais, com apresentações de artistas nas mais variadas formas de expressão – como música, poesia, teatro e cordel. A feira contará ainda com equipes especializadas na coleta e destinação de todos os resíduos produzidos durante o período do evento, os quais serão repassados a organizações de catadores e catadoras de materiais recicláveis da região de Aparecida.

Há atualmente no país cerca de 1,7 milhão de homens e mulheres associados a empreendimentos de economia solidária dos mais variados ramos, entre os quais se destacam as atividades agropecuárias, de extrativismo e de pesca (42% do total), a produção de alimentos e bebidas (18%), os produtos artesanais (13%), a produção têxtil e de confecções (10%) e a prestação de serviços (7%).

Partilha e resistência

A Cáritas Brasileira tem 35 anos de atuação no campo da Economia Popular Solidária, apoiando a divulgação e comercialização dos produtos, a valorização da cultura popular e o intercâmbio de saberes e sabores entre produtores e consumidores. Costuma-se associar a origem da Economia Solidária às populações indígenas, que culturalmente praticam a economia com base na partilha e na solidariedade. Já nos territórios urbanos, a EcoSol se desenvolveu a partir das cooperativas, como uma forma de resistência contra o avanço avassalador do capitalismo industrial.

:: Cáritas Brasileira divulga marca oficial dos 60 anos

:: Cáritas promove Semana da Solidariedade de 01 a 07 de novembro

“A Feira de Economia Solidária é o congraçamento do trabalho realizado nestes 35 anos de atuação da Cáritas com o tema. Mais de 10 mil famílias foram beneficiadas com o acompanhamento realizado no Brasil todo. É ainda uma reafirmação de que outras práticas e relações entre as pessoas que não seja baseada em vantagens ou no lucro é possível”, avalia Fernando Zamban, que integra a coordenação colegiada nacional da Cáritas Brasileira.

As feiras de EcoSol colocam à disposição da população alimentos sem agrotóxicos, produtos elaborados sem a ocorrência de trabalho escravo ou infantil e artigos que não agridem o meio ambiente. Também permitem o diálogo com a sociedade sobre outro modelo econômico, que já acontece e que se estrutura em formatos mais justos, equilibrados e sustentáveis de desenvolvimento. A relação direta entre produtor e consumidor, sem a presença de intermediários, também favorece a prática de preços mais justos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.