Por Redação A12 Em Igreja

Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus participam da Semana Vocacional da Rede Aparecida de Comunicação

A Rede Aparecida de Comunicação realizará de 16 a 23 de agosto a 46ª edição da Semana Vocacional organizado pelo Secretariado Vocacional Redentorista que apresentará durantes esses dias entrevistas com congregações e institutos testemunhando suas vocações, além de celebrações no Santuário Nacional.

O Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus também será umas das congregações que terá participação na Semana Vocacional, o portal A12.com conversou a irmã Sueli Cássia Alkmin, e contou um pouco sobre a história da congregação, o trabalho e a participação na Semana Vocacional e os desafios da vida religiosa.apostolas_scj

A12 - Como surgiu O Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus ?

Irmã Sueli – O Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, nasceu do desejo do coração de uma mulher apaixonada por Jesus. No leito de dor, às portas da morte, Clélia Merloni, vê em sonho a imagem do Sagrado Coração de Jesus em tamanho natural, pedindo-lhe para fundar uma Congregação em honra ao seu Coração. Recupera-se milagrosamente. Deixa o Instituto das Filhas de Santa Maria da Divina Providência ao qual pertencia e no dia 30 de maio de 1894 inicia oficialmente o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, acompanhada por mais duas jovens. Juntas dedicam-se à oração, à vida fraterna alegre e humilde e um grande ardor apostólico.

Em pouco tempo muitas jovens são atraídas pelo testemunho das três Irmãs e unem-se a elas dedicando-se. Madre Clélia e suas filhas espirituais dedicam-se nos trabalhos pastorais e em obras de assistência e promoção humana. Atualmente Estamos em 15 países.

A12 – Qual o carisma do Insituto e como ele é trabalhado?

Irmã Sueli - Temos três dimensões, somos chamadas a sermos Apóstola do amor, levar o amor do Coração de Jesus a todas as pessoas; Apóstola como os Apóstolos, ter a missão sem fronteiras para tornar o Coração de Jesus conhecido e amado por todos e Apóstola da Reparação, ajudar a reconstruir a imagem de Deus no ser humano caído pelo pecado.

Trabalhamos na área educativa com a educação Infantil até o Ensino Superior; na área de saúde nos hospitais; na promoção humana com os dependentes químicos; lar de idosos, nas creches e nas Pastorais em paróquias e missões com o povo, dentro e fora do Brasil.

A12 - O que é necessário para ser uma Apóstola do Sagrado Coração de Jesus?

Irmã Sueli - Ter no coração o grande desejo de seguir a Jesus, de ajuda-Lo em seu Projeto de salvar a vida principalmente os mais empobrecidos e marginalizados. E para ingressar na Casa de Formação é necessário ter concluído o Ensino Médio.

 

"ASemana Vocacional favorece um conhecimento sobre os vários tipos de Congregação na Igreja ajudando os jovens a descobrir, discernir e acolher a sua vocação na Igreja".

A12 - O que você considera como desafios da vida religiosa?

Irmã Sueli - É viver a fidelidade desta consagração ao amor de Jesus, no mundo e na sociedade de hoje em que vivemos que apresenta tantos valores contrários os de Jesus.

 A12 - Qual a importância da 46ª Semana Vocacional para o despertar das vocações e em particular para o Insitituto?

Irmã Sueli - Favorece um conhecimento sobre os vários tipos de Congregação na Igreja ajudando os jovens a descobrir, discernir e acolher a sua vocação na Igreja.

 Testemunho

Sou Ir. Maria Aparecida Rozene Ferreira, pertenço ao Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus há 32 anos e tenho 28 anos de votos. Sinto-me feliz por que tenho esta grande oportunidade de levar a todos a ternura do Coração misericordioso de Jesus. Já trabalhei em vários tipos de missões com crianças órfãs, com escolas, na missão popular junto com os redentoristas indo de casa em casa abençoando lares e famílias. Trabalhei na formação das Jovens na preparação para a Vida religiosa Consagrada e no acompanhamento com as jovens que querem descobrir sua vocação, o Projeto que Deus tem para sua vida. Atualmente faço muito esta missão e cada vez que acompanho uma jovem reavivo dentro de mim a alegria do chamado que recebi.

No ano de 2014 tive a grande graça de ir substituir uma de nossas Irmãs na África no país de Moçambique, cidade de Maputo. Foi uma experiência rica em compartilhar da cultura e religiosidade daquele povo. Povo sofrido, mais que tem uma alegria imensa em celebrar o Senhor. Faço também a experiência aqui em conversar com os irmãos e rua que antes eu tinha medo deles, mais quando fui capaz de me abaixar perto deles e me interessar por suas vidas, meu coração foi experimentando a compaixão e a ternura do Coração de Jesus. Quero com a graça de Deus ser fiel a minha consagração até a morte, e deixar meu coração consagrado ser espaço pela qual a ternura de Deus se manifesta aos meus irmãos e irmãs mais necessitados.

Serviço

Site: www.apostolas.org.br
E-mail: centrovocacional.mc.sp@gmail.com
Responsável: Ir. Maria Aparecida Rozene
Celular: 11 – 98758-0382 (TIM) Telefone fixo: 11 3202-8700

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.