Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Arquidiocese de Belo Horizonte promove quinta edição do Circuito Sociocultural da Paz

Cartaz do Circuito de Belo HorizonteA Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política, realiza nos dias 25 e 26 de abril a quinta edição do Circuito Sociocultural da Paz. A iniciativa tem como objetivo apresentar os diversos projetos sociais e culturais realizados pela Arquidiocese de Belo Horizonte.

“Temos como proposta apresentar os projetos sociais desenvolvidos pela arquidiocese, fortalecer esses projetos em termos de uma rede de parcerias e também promover a articulação entre o Vicariato e as paróquias”, destacou ao A12, Maria Amélia de Jesus, da coordenação do Núcleo de Promoção e Eventos do Vicariato, que coordena a iniciativa.

Para a coordenadora, a proposta principal do evento é dar maior visibilidade às Pastorais Sociais, para buscar uma maior aproximação destas com as paróquias, para que possam assim melhorar a ação social que desempenham. Amélia observou que o Vicariato dispõe de uma secretaria especial que presta assessoria às ações sociais no sentido de contribuir para a sua sustentabilidade. “Algumas paróquias dão início a projetos sociais que depois acabam ‘morrendo’ por falta de apoio, e com a Secretaria de Alianças Estratégicas podemos ajudar as paróquias a elaborar projetos e a conseguir recursos e se auto sustentar”, explicou.

“Muitas vezes, não conseguimos levar as pastorais até às paróquias e, com esse evento, queremos torná-las mais próximas e mais articuladas”, completa.

Na quinta edição, uma homenagem será dirigida às paróquias, que são o alvo do evento neste ano. “Iremos homenagear 12 paróquias da arquidiocese que se destacaram em sua ação social”, adiantou Maria Amélia.

Programação

O circuito será realizado na Igrejinha da Pampulha, um dos cartões postais de Belo Horizonte, construído pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que completará na ocasião 71 anos.

De acordo com Maria Amélia, a escolha do local representa um apelo do arcebispo, dom Walmor Oliveira de Azevedo, para que o monumento religioso não seja apenas um atrativo turístico, mas que possa ser um espaço referencial da ação social desenvolvida pela arquidiocese. “Dom Walmor espera que a Igrejinha da Pampulha, esse templo de fé, não seja apenas um local de visitação turística, mas que lá seja desenvolvido um grande trabalho social”.

O Vicariato mantém mais de 30 projetos sociais, sendo executados por 14 Pastorais Sociais, paróquias, comunidades e ainda por duas secretarias especiais, e conta com a parceria do poder público municipal, estadual e federal, além de organizações de cooperação internacional.

A programação do 5º Circuito Sociocultural da Paz é totalmente gratuita. No local, poderão ser conferidos estandes das diversas pastorais e ações sociais e diversas atrações artísticas e culturais. 

Veja abaixo a programação: 

25 de abril (71 anos da Igrejinha da Pampulha)
Local: Igrejinha da Pampulha (Av. Dr. Otacílio Negrão de Lima, 3000 - Pampulha – BH)

19h - Celebração Eucarística
20h - Solenidade de Abertura
20h30 - Momento Cultural

26 de abril (Circuito Sociocultural e BH na Paz)
Local: Praça Pampulha (Av. Dr. Otacílio Negrão de Lima, s/nº - Pampulha – BH)

09h às 22h - Exposição dos Trabalhos Sociais
- Atividades artísticas e culturais

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...