Por Redação A12 Em Igreja

Arquidiocese de BH acolhe refugiados sírios e dá apoio para reconstrução da vida

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Santa Efigênia, na região Leste de Belo Horizonte (MG), acolhe mais 70 refugiados sírios que vieram ao Brasil para procurar um abrigo longe da guerra e uma nova oportunidade de vida.

O padre George Rateb Massis é o pároco responsável por acolher os refugiados, o padre também é da Síria e mora no Brasil há 15 anos.

Os refugiados que estão vivendo em Belo Horizonte são na maioria jovens cristãos de 21 a 34 anos. Eles são recebidos pela arquidiocese e ocupam 16 imóveis no município que funcionam como repúblicas com até oito moradores. O grupo recebe aulas de português e é auxiliado na busca por um emprego.

Desde o início de 2014, o padre George Rateb tem acolhido os refugiados oriundos da Síria. “Tentamos tirá-los daquela tragédia motivada por uma guerra injusta, que já vai completar cinco anos. Lá, eles poderiam até ser obrigados a participar de grupos armados”.

Para prestar esse acolhimento aos refugiados a paróquia está arrecadando doações de produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza e alimentos não perecíveis ,além disso, a arquidiocese mantém o projeto ‘Juntos pela Síria’ e recebe doações por meio de uma conta bancária (Banco do Brasil, agência 3494-0/ conta 30.351-8, em nome da Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte).

juntos_pela_siria_bh

O Brasil acolhe mais sírios do que países da rota europeia de refugiados e também se comparado com a América Latina.

Segundo dados divulgados pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), 2.077 sírios receberam refúgio do governo brasileiro de 2011 até agosto deste ano. Eles formam o maior contingente de refugiados do país. Na Espanha, foram 1.335. Nos Estados Unidos, 1.243, e 1.005 na Itália.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.