Por Redação A12 Em Igreja

Arquidiocese de Maringá apresenta projeto para destinação de lixo urbano

maringaLideranças empresariais e comunitárias de Maringá (PR) entre elas a Arquidiocese de Maringá, estão unidas em uma comissão que visa solucionar o impasse sobre a destinação do lixo da cidade. No último dia 29 de junho, por meio da Aras-Cáritas (Associação de Reflexão e Ação Social) da arquidiocese, as lideranças dessa comissão se reuniram no auditório da PUC-PR para apresentação pública do projeto sobre a coleta, processamento e destinação final de resíduos sólidos urbanos. O projeto foi elaborado em conjunto com o Instituto Lixo e Cidadania, com a colaboração de especialistas na área.

A proposta foi elaborada depois que a prefeitura notificou entidades da sociedade civil para que elas apresentassem uma alternativa para solucionar o problema em questão.  A Igreja e demais entidades foram contra a proposta apresentada pela prefeitura de concretizar uma parceria público-privada (PPP) para a coleta, tratamento e destinação do lixo produzido na cidade. As entidades questionaram a falta de transparência no processo da PPP.

No projeto apresentado pela arquidiocese está prevista a “implantação de um sistema que visa realizar o processamento da parcela reciclável e da fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos, dando sua destinação ambientalmente adequada com retorno à cadeia produtiva, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, registra nota da arquidiocese.

A proposta prevê também a valorização dos resíduos como bens ambientais numa economia circular visando “garantir a participação das cooperativas e outras formas de associações de catadores no processo. Tudo isso no marco de uma Ecologia Humana”. 

A defesa da arquidiocese e das demais entidades é que o projeto da comunidade possui um custo 30% menor, em relação aos valores dos projetos apresentados pelo município.

Conheça mais detalhes do projeto. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.