Por Redação A12 Em Igreja

Arquidiocese de Natal prepara Festa da Padroeira

De 11 a 21 de novembro a Arquidiocese de Natal vai festejar a festa em honra de sua padroeira. As celebrações religiosas acontecem na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, a antiga Catedral, e na Catedral Metropolitana.

O tema deste ano faz alusão ao Ano da Misericórdia: “Senhora da Apresentação, Mãe da Misericórdia”.

padroeira_natal

Dentro da programação religiosa uma atividade que aglomera fiéis é a “Missa da Pedra do Rosário”, celebrada à beira do Rio do Potengi, local onde a imagem apareceu. A missa é celebrada às 5 horas da manhã.

No Dia da Padroeira, 21 de novembro, atividades ocorrem desde o início da madrugada. À meia-noite, é realizada a Vigília da Apresentação na Pedra do Rosário. Às 3h30, ocorre uma procissão fluvial que encerra com Missa na Pedra do Rosário. A Missa Solene com a presença do arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha ocorre às 10h, na Catedral. Ao final da celebração será realizada a cerimônia de fechamento da Porta Santa.

No período da tarde, a tradicional procissão com a imagem da Padroeira acontece às 16h, saindo da antiga Catedral. Às 18h, a última missa do dia encerra os festejos.

Ao longo da festa, após as novenas, uma programação sociocultural acontece no pátio da Catedral Metropolitana.

padroeira_natalHistória da Padroeira - A história da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, baseia-se na tradição oral. Não há um documento registrando a chegada da sua imagem às margens do rio Potengi. É importante salientar que, mesmo sem ter uma imagem, Nossa Senhora da Apresentação é a Padroeira desde os primórdios da vida cristã da comunidade natalense.

Conta a tradição que na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra. Quando abriram-no, encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.