Por Redação A12 Em Igreja

Arquidiocese de Pouso Alegre (MG) vive elaboração do seu Plano de Pastoral

Foto de: Divulgação

9º Plano Arquidiocesano de Pastoral Pouso Alegre

Todas as paróquias da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG) realizarão neste domingo (07), a primeira Assembleia Paroquial visando a elaboração do 9º Plano Arquidiocesano de Pastoral, que quer perceber os apelos do Espírito nas transformações socioculturais, religioso-eclesiais que, nesta última década, afetam a população sul-mineira, além de responder aos desafios que nesta realidade se manifestam, fazendo deles oportunidades para realizar sua missão evangelizadora.

O tema norteador para esse momento para esse momento importante da Igreja particular de Pouso Alegre é “Igreja viva em missão”, tendo como lema “À mesa da Palavra e do Pão somos alimentados e enviados em missão”.

Em sua convocação, o Arcebispo Metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado – C.Ss.R, pediu que todo os fiéis e pessoas de boa vontade acolham esse momento como ação de Deus.

“É a Igreja viva da Arquidiocese de Pouso Alegre em missão de avaliar, planejar e celebrar sua ação evangelizadora. Vamos acolher como um dom de Deus e uma tarefa posta em nossas mãos, para a realização de nossa missão como membros da Igreja e da comunidade humana em que vivemos. Assembleia é tempo especial de viver, parar, pensar e escolher o caminho a seguir”, afirmou.

Todo o processo da Assembleia Arquidiocesana teve início no dia 01 de março, com uma grande concentração no município de Pouso Alegre, reunindo mais de 2 mil pessoas. Todas as comunidades já realizaram suas assembleias, levantando os trabalhos já realizados e o quanto a Igreja ainda precisa avançar. Após o encontro deste domingo nas paróquias, as propostas e reflexões serão levadas para os setores pastorais para, no ano que vem, finalizar o Plano Pastoral, reunindo toda a Arquidiocese novamente.

Entenda a metodologia de elaboração do Plano Pastoral

A realização da Assembleia vai obedecer 5 momentos, a saber:

1º momento: Encantamento (março de 2015)

Levar as lideranças de nossas comunidades, pastorais e movimentos a conhecer, se encantar e celebrar a história da caminhada evangelizadora da Arquidiocese.

2º momento: Ver (abril/ maio de 2015)

Assembleia com o povo de Deus em cada comunidade para responder a pergunta: Comunidade, dize o que tu és! Esse momento que levar as lideranças das comunidades, pastorais e movimentos a retomar e avaliar o projeto pastoral que vigorou nos últimos quatro anos.

3º momento: Iluminar (julho de 2015 a fevereiro de 2016)

Momento de capacitação das lideranças, principalmente as que estiverem envolvidas no processo da assembleia. Serão quatro os eixos de reflexão: Comunidade Eclesial, Missão Sacerdotal, Missão Profética e Missão Pastoral. Feitos os estudos, ocorrerão as assembleias Paroquial e Setorial.

4º momento: Agir (abril de 2016)

Apresentar as propostas de ações pastorais e traçar o Plano Arquidiocesano de Pastoral.

5º momento: Missão (maio de 2016)

Vivência e testemunho do Plano Arquidiocesano de Pastoral, isto é, trata-se do lançamento, apresentação e prática do projeto de evangelização aprovado pela Arquidiocese de Pouso Alegre.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.