Uma extensa programação marca a celebração do padroeiro da Arquidiocese e da cidade do Rio de Janeiro, São Sebastião, culminando com a festa no dia 20 de janeiro.
Foto de: Guilherme Silva
Fiéis acompanham procissão no Rio.
Com o tema “São Sebastião, discípulo do amor e da caridade”, a trezena de 2014 abre as reflexões e atividades do Ano da Caridade na arquidiocese.
Uma missa de abertura da Trezena será realizada nesta terça-feira (07) na Paróquia São Sebastião, na Tijuca.
Na data da festa, 20 de janeiro, uma missa solene será realizada na paróquia com saída da Procissão direto para a Catedral Metropolitana, onde haverá uma missa presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, a bênção à Cidade e a abertura do Ano da Caridade. Confira aqui a programação completa.
Como em anos anteriores, a imagem missionária de São Sebastião está percorrendo vários pontos da cidade. A escolha dos locais que devem receber as visitas da imagem missionária e de Dom Orani, junto com sua comitiva, segue a motivação lançada pelo lema da festa e o tema da arquidiocese neste ano.
Segundo monsenhor Joel Portella Amado, coordenador arquidiocesano de Pastoral, uma série de locais marcados por situações dor e sofrimento serão contemplados pela programação, como hospitais, centros socioeducativos, casas geriátricas, presídios, etc.
Como gesto concreto será realizada uma coleta de alimentos destinada à Cáritas Arquidiocesana que, por sua vez, faz a distribuição a diversos programas e projetos sociais.
"São Sebastião: modelo de fé, coragem, constância e disponibilidade".
“Isso não vai mudar. Isso fica como um gesto concreto e próprio do carioca que eleva a sua prece a Deus e faz ao irmão necessitado”, explicou ele.
A comitiva visitará também algumas comunidades eclesiais e a preferência sempre, neste período, são aquelas dedicadas a São Sebastião.
“São igrejas dedicadas a São Sebastião, não importando se é matriz paroquial, se é capela, se é reitoria. O que se quer é estar geograficamente presente em toda a cidade”, afirmou Monsenhor Joel.
Em artigo publicado no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Arcebispo do Rio, Dom Orani afirmou que a trezena de São Sebastião é uma grande missão popular, através da peregrinação com a imagem missionária do padroeiro, que percorre os mais variados locais.
Arquivo/Arquidiocese do Rio
“Ele é exemplo de um carisma a seguir na vida cristã. Assim, testemunhamos publicamente a fé em Jesus Cristo”, afirmou.
Ainda sobre São Sebastião, Dom Orani ressalta que ele foi soldado do Império Romano no final do século III e início do século IV, e sofreu o martírio em Roma em virtude de sua fidelidade a Cristo e à Igreja.
“É modelo de fé, coragem, constância e disponibilidade. Sua presença junto aos cristãos perseguidos presos e seu testemunho de evangelizador mesmo depois da tentativa de matá-lo com as flechas demonstram a sua coerência e firmeza na fé”.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.