Por Redação A12 Em Igreja

Arquidiocese do Rio promove iniciativa "Pátio dos Gentios" em abril

Entre os dias 6 e 8 de abril a Arquidiocese do Rio de Janeiro realiza o evento "Pátio dos Encontros" também chamado de "Átrio dos Gentios". A iniciativa visa promover o diálogo entre crentes e não crentes a respeito de temas relacionados com a ciência, a cultura e a fé. Entres os interlocutores do evento, o cardeal italiano dom Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura. A iniciativa prevê encontros entre o prelado e figuras influentes da sociedade carioca ao longo desses dias. 

Foto de: reprodução. 

cardeal_ravasi

Entres os interlocutores do evento,
o cardeal italiano dom Gianfranco Ravasi,
presidente do Pontifício Conselho para a Cultura. 

A partir do tema “Ética e Transcendência” e da indagação “De onde vem a minha Ética?”, se buscará promover encontros entre os diversos setores e atores da sociedade carioca. A expressão, originalmente chamada de ‘Pátio dos Gentios’, remete à área do antigo Templo de Jerusalém, que podia receber quem não era judeu para falar sobre a fé. 

O Pátio dos Encontros é uma iniciativa do Pontifício Conselho para a Cultura do Vaticano e esta será a primeira vez que será realizado no Brasil. Outro evento do mesmo gênero será realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná entres os dias 11 e 13 de abril. 

No Rio o evento terá desdobramentos na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Museu Nacional de Belas Artes, Cristo Redentor e Teatro Municipal, sendo este último o ponto alto desta série de eventos. 

A visita do cardeal ao Rio corresponde ao apelo do Papa Francisco sobre a cultura do encontro, que ressoou durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, ao se dirigir para mais de duas mil pessoas presentes no Teatro Municipal. Desde então, a Igreja Católica intensifica seus diálogos inter-religiosos, em todo lugar que se faz presente.

A primeira reunião do ‘Pátio dos Encontros’ ocorreu em março de 2011, em Paris, na França, por iniciativa do então Papa Bento XVI, inspirado no seu discurso de Natal à Cúria Romana, em 2009. O encontro já se concretizou em várias cidades da Europa e da América, e agora, pela primeira vez, acontecerá no Brasil. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.