Foto de: A12.com
Palestra destacou ações da Pastoral do Dízimo.
As perspectivas do dízimo e o desafio da Pastoral da Partilha Eclesial foram destaque nas discussões da manhã desta quinta-feira (25), durante o 10º Congresso Nacional de Gestão Eclesial – Conage, em Aparecida (SP).
O evento acontece no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida no Santuário de Aparecida e tem como tema ‘Paróquia Visionária: construindo uma gestão empreendedora e profética’ e lema ‘Esse com certeza produz fruto’ (Mt 13, 23).
O ‘Dízimo sob as perspectivas: Profética, eclesial e pastoral’ foi tema da palestra de Aristides Luís Madureira, Graduado em Comunicação, Tecnologia em Processos Gerenciais e Missionário leigo há mais de 20 anos implantando a Pastoral do Dízimo no Brasil.
Aristides Luís Madureira falou sobre a necessidade do equilíbrio da gestão espiritual e a gestão administrativa das paróquias.
“É necessário termos uma gestão participativa onde o processo de liderança envolva confiança entre todos os envolvidos na gestão”, afirmou.
O palestrante ainda apresentou modelos de implantação da Pastoral do Dízimo, sua estrutura e a sua manutenção. Destacou a transparência nas ações que envolvem o dízimo e a necessidade de uma orientação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aos párocos, ecônomos, membros de conselhos ao que se diz respeito dos processos financeiros e questões legais das comunidades.
Para Aristides é preciso fazer com que o dizimista se sinta parte de tudo que a comunidade realiza e fazê-lo entender da importância de sua contribuição.
“Se as demais pastorais da Igreja atuam na atividade fim, que é evangelizar, a Pastoral do Dízimo se torna uma locomotiva para as outras pastorais. Se a Pastoral do Dízimo está bem, as demais pastorais estão melhor, por ela dará oportunidade da aquisição de equipamento, materiais, formação, treinamento, entre outros. A Pastoral do Dízimo atua para as demais pastorais”, acrescentou.
Aristides avaliou as ações das Pastorais do Dízimo pelo Brasil e afirmou que é necessário que a Igreja auxilie a dar harmonia nas ações, nos modos operantes, respeitando todas as realidades na Pastoral do Brasil.
“A grande dificuldade é que às vezes dentro de uma mesma diocese nós encontramos vários sistemas montados e isso pode se chocar. Porém o pluralismo nesse período é bastante oportuno, pois nos enriquece”.
Aristides ainda destacou a fundamental participação das crianças e da juventude nesse contexto.
O 10º Congresso Nacional de Gestão Eclesial – Conage segue até esta sexta-feira (26) e é direcionado a padres, religiosos, secretários, ecônomos, vigários paroquiais, ministros, evangelizadores, membros de conselhos e pessoal auxiliar de paróquias de vários estados do Brasil.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.