A associação sem fins lucrativos ‘Art and Prison’, sediada em Berlim, na Alemanha, depois de três anos lança a terceira edição do Concurso Internacional de Arte com o tema “Medio Metro Cuadrado de Libertad” (Meio Metro Quadrado de Liberdade). O concurso é dirigido a homens e mulheres encarcerados de todo o mundo.
Foto de: Art and Prison.
Obras retratam realidade do cárcere.
Segundo a curadora da associação, Cornelia Harmel, a realidade cotidiana dos presos e as condições carcerárias em que vivem são pouco conhecidas, sobretudo quando se trata das mulheres e suas crianças. Para Harmel, as ‘obras dos cárceres’ apresentam um “espelho da sociedade”.
“Uma instituição carcerária, portanto, é sempre um ‘reflexo da sociedade’ em que vivemos. Confrontar-se com sua própria culpabilidade não se limita ‘ao mundo atrás das grades’. Só pode resultar da liberdade do próprio sujeito. Esta liberdade poderia ser e o é: a liberdade da arte”, comenta.
Os vencedores receberão prêmios em dinheiro. Um dos requisitos para participar é que as obras sejam feitas no tamanho de “meio metro quadrado de liberdade”.
O concurso tem o patrocínio da Cruz Vermelha da Alemanha e do ator alemão Michael Mendl.
Os recursos arrecadados com as obras vendidas serão destinados para a promoção de atividades culturais, sociais e artísticas relacionadas com os problemas do cárcere, das famílias dos presos e das vítimas dos delitos que cometeram.
As edições anteriores aconteceram em 2009 e 2011.
Mais detalhes em www.artandprison.org.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.