Por Redação A12 Em Igreja

Brasília (DF) receberá as relíquias de São Dom Bosco

A Família Salesiana celebra no próximo domingo (16) o bicentenário de São Dom Bosco. A urna com as relíquias do santo padroeiro da juventude, que peregrinou pelos cinco continentes a fim de visitar as casas salesianas de todo o mundo, virá para o Brasil no final de 2015 e ficará exposta no Santuário Dom Bosco, em Brasília (DF).

Foto de: Gledson Zifssak

reliquias de dom bosco Gledson Zifssak

Relíquias no Santuário do Sagrado Coração de Jesus,
em São Paulo.

Nos últimos cinco anos a urna que contém suas relíquias, percorreu o mundo todo levando aos jovens, aos educadores e a todas as pessoas o entusiasmo pelo carisma salesiano: educar e evangelizar a juventude.

A notícia foi comunicada oficialmente no início desta semana ao pároco do Santuário, padre Augusto Bartoli, pelo inspetor da Inspetoria São João Bosco (ISJB), padre Orestes Carlinhos Fistarol.

“Somos profundamente gratos ao Reitor-mor e ao Conselho Geral por esta decisão. Estou ciente de que ela não significa um privilégio para a Inspetoria de São João Bosco, mas para o Brasil Salesiano, incluindo toda a Família Salesiana, que considera o Santuário de Brasília um ícone dos sonhos de nosso pai e mestre, que se tornaram realidade histórica na Capital Federal e em nossa Pátria. Hoje Brasília é também a sede das redes salesianas”, afirmou padre Orestes.

O motivo da escolha foi a forte ligação de Dom Bosco com a Capital federal: o Santo profetizou a fundação de Brasília e, por isso, é seu segundo Patrono. Para o inspetor da ISJB, a relíquia é um sinal visível da vida de Dom Bosco, totalmente dedicada aos jovens, e sua presença no Brasil será uma oportunidade para propagar ainda mais a devoção e a imitação ao santo.

 A urna

Em 2009, ano em que se comemorou o 150º aniversário de fundação da Congregação Salesiana, teve início a peregrinação, em todos os países em que há presença salesiana, de uma urna com uma estátua de Dom Bosco e uma relíquia insigne do santo – um pedaço do braço direito.

Construída em alumínio, bronze e cristal, a urna é semelhante à original, conservada na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, na Itália. A base representa uma ponte sustentada por quatro pilares sobre os quais foram gravadas as datas relacionadas ao bicentenário: 1815-2015. Os pilares laterais apresentam figuras de rostos de jovens dos cinco continentes. Nas pontas, o escudo da Congregação Salesiana e o lema carismático de Dom Bosco – Da mihi animas, caetera tolle (Dai-me almas, ficai com o resto) – completam a decoração.

A urna já esteve no Brasil entre 3 de novembro de 2009 e 28 de fevereiro de 2010. Em cada cidade que visitou foi recebida com procissões, celebrações e manifestações de fé, com destaque para a grande participação juvenil em todos os eventos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.