Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Campanha de paróquias na Parnaíba (PI) beneficia famílias carentes no Natal

Linkedin

Natal sem Fome na ParnaíbaHá 14 anos uma campanha na Diocese de Parnaíba, no Piauí, leva esperança a milhares de famílias carentes no Natal. Unindo forças de oito paróquias, a iniciativa promove todos os anos uma grande mobilização na cidade sede da diocese nos meses de novembro e dezembro.

Com o tema Todos repartiam o Pão com alegria, a “Campanha Natal sem Fome” arrecadou no ano passado aproximadamente 25 toneladas de alimentos e distribuiu 2.600 cestas básicas para famílias que vivem em situação de extrema pobreza e algumas instituições locais.

Para monsenhor Carlos Seixas, vigário geral da diocese, a campanha cumpre um papel relevante ao promover atitudes essencialmente cristãs, como a solidariedade e a partilha.

“Nesses anos temos realizado essa campanha com muito sucesso junto às paróquias, empresários, mídia local, e também com instituições públicas do município e do estado. E temos percebido que a campanha tem tido uma grande ressonância na sociedade e no âmbito da Igreja”, analisa o monsenhor.

Foto de: Arquivo paroquial

Panfletagem da campanha

Voluntários realizam panfletagem na cidade.

Sediada na Paróquia São Sebastião, a campanha reúne um batalhão de voluntários para atender toda a demanda da campanha: visita e cadastramento das famílias, arrecadação dos alimentos e organização e entrega das cestas nas paróquias.

O coordenador da campanha, Frei Francisco de Souza, conhecido como Frei Santos, também confirma o envolvimento que promove a campanha em toda a cidade. “Sabemos que essa campanha não vai erradicar a fome, mas favorece uma abertura à solidariedade e sensibilidade pelos mais pobres. Acredito que essa campanha é importante porque diante da fome e da miséria as pessoas são convidadas a não ficar de braços cruzados”, destaca o religioso.

Para Frei Santos, a celebração do nascimento de Jesus deve ser vivenciada em sintonia com a mensagem que ele traz. "Nesse período do Natal, a nossa fé cristã implica o cuidado com o pobre. Sem essa sensibilidade em acolher Jesus naqueles que mais sofrem não conseguiremos a nossa salvação. 'Se a carne do pobre é a carne de Cristo', para estar em comunhão com Jesus precisamos antes estar em comunhão com os pobres. A caridade é a porta da salvação", acrescenta. 

Foto de: Arquivo paroquial.

Missa de Ação de Graças no final da campanha em 2013

Missa com voluntários celebra realização
da campanha, em 2013.

A iniciativa da Diocese de Parnaíba nasceu de uma ação organizada em 2001 pelo padre redentorista Mateus O´Sullivan, que na época atuava na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. A partir de 2003, convocados pelo bispo diocesano, Dom Alfredo Schaffler, a Campanha envolveu toda a cidade de Parnaíba, com a participação das paróquias e comunidades.

As doações podem ser entregues em qualquer uma das sete paróquias da cidade de Parnaíba e na paróquia de Ilha Grande, município vizinho, até o dia 18 de dezembro. Outros postos de arrecadação estão localizados em comércios e escolas cadastrados. Mais informações sobre a campanha e como ajudar, pelo telefone da Paróquia São Sebastião: (86) 3322-1366 ou da Cúria Diocesana (86) 3322-2358.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...

Enviar por e-mail