Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Cáritas Brasileira: 57 anos de luta contra a pobreza e pela justiça social

Linkedin

A Cáritas Brasileira celebra nesta terça-feira, 12 novembro, 57 anos de luta contra a pobreza e pela justiça social.


Com atuação marcante desde 1956, a entidade amparou, nos últimos 10 anos, pelo menos 300 mil famílias a partir de sua rede constituída de 178 entidades-membros, distribuída em 12 regionais espalhados em todo o país.

Com oito projetos em seu programa e ações de amplo espectro, a Cáritas Brasileira atua em diversos setores por meio de suas articulações 'sendo presença solidária junto às pessoas mais empobrecidas' favorecendo: 

- Catadores e catadoras de material reciclável auxiliando na formação de cooperativas, estruturação da metodologia de trabalho e promoção de políticas voltadas para a coletiva seletiva;

- Realizando formação técnica para desenvolvimento de processos sustentáveis em comunidades que convivem com o semiárido;

- Valorizando e apoiando estratégias fundamentadas na economia solidária;

- Agindo em situações emergenciais realizando campanhas de mobilização nacional e local em desastres socioambientais e outras situações de vulnerabilidade;

- Desenvolvendo ações para fortalecimento da agricultura familiar e outros processos coletivos com o objetivo de assegurar o acesso a uma alimentação saudável;

- Mantendo um programa com atividades educativas para crianças, adolescentes e jovens;

- E ainda, ações junto a refugiados e na promoção de políticas públicas integrando conselhos, fóruns e mobilizações, etc. 

Ações que atuam em vista de um único objetivo: transformar vidas.

Mapa da presença das entidades-membros no Brasil:


Imagem: reprodução do Relatório Anual da Cáritas Brasileira 2012. 

O Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, atual presidente da Cáritas Internacional, disse que o maior desafio da entidade não é a pobreza ou a crise econômica, mas o crescimento do secularismo, principalmente entre os mais ricos. “Quando as pessoas não creem em Deus, o individualismo triunfa sobre a comunidade e perdemos de vista os nossos princípios éticos”, alertou. 

“Somente vivendo na verdade da palavra de Deus podemos superar a pobreza espiritual de nosso tempo e construir um mundo fraterno, em que vivamos unidos e em paz como irmãos e irmãs”, frisou. 

Regional Nordeste 2 celebra aniversário entregando 100° cisterna em Alagoas 

A Cáritas Regional Nordeste 2 celebra o aniversário da Cáritas Brasileira nesta terça-feira (12) com um mutirão para construção da centésima cisterna de placa do projeto ‘100 cisternas no centenário de Dom Helder’. A atividade acontecerá na comunidade quilombola Guaximi, no município de Cacimbinhas (AL). A iniciativa começou no ano de 2009, visando homenagear Dom Helder Câmara no centenário de seu nascimento com a construção de 100 cisternas de placas.  

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...

Enviar por e-mail