A Cáritas Brasileira realizou de 09 a 13 novembro o V Congresso Nacional em Aparecida (SP). Desse evento, que comemorou os 60 anos do organismo, uma Carta foi publicada com um direcionamento para o seguimento do trabalhos da Cáritas nas mais diferentes áreas pastorais pela garantia dos direitos humanos.
Iniciada com uma mensagem de esperança na Carta de Aparecida a Cáritas reassume o compromisso com os pobres.
:: Cáritas abre congresso no Santuário Nacional
“Partimos deste jubileu de 60 anos com o compromisso de colocar em prática com maior empenho a mensagem profética da Mãe Negra Aparecida: estarmos juntos, e caminhar com os pescadores artesanais, povos indígenas e quilombolas e com todos os povos e comunidades tradicionais em suas lutas pelos seus territórios. Lutar, também, pelo fim da exploração, contaminação e envenenamento dos solos, das águas, dos rios e do mar, para que todas as pessoas participem do milagre da pesca e de alimentos agroecológicos abundantes que Deus Criador, a Mãe Terra e todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras querem oferecer ao povo”, diz a Carta.
A partir desse compromisso a Cáritas definiu novas prioridades:
I - Promoção e fortalecimento de iniciativas locais e territoriais na construção da sociedade do Bem Viver;
II - Defesa e promoção de direitos, construção e controle das políticas públicas;
III - Organização, fortalecimento e sustentabilidade da Rede Cáritas;
IV - Formação permanente do voluntariado como concretização da nossa missão.
O Congresso Nacional da Cáritas envolveu cerca de 500 pessoas representantes de todas as regiões do Brasil para concretizar um ano de celebrações dos 60 anos com presença e atuação da Cáritas Brasileira, tendo por tema Pastoralidade e Transformação Social.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.