Por Redação A12 Em Igreja

Cáritas Internacional terá assembleia geral em maio

A Cáritas Internacional realizará de 12 a 17 de maio, em Roma, a sua 20ª Assembleia Geral com representantes de todas as entidades Cáritas do mundo. O encontro internacional terá como tema “Uma Família Humana, Cuidado da Criação”. A abertura, na noite do dia 12 de maio, terá início com uma missa celebrada pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro.

Foto de: Cáritas. 

assembleia caritas

A abertura, na noite do dia 12 de maio, terá início
com uma missa celebrada pelo Papa Francisco
na Basílica de São Pedro.

O Cardeal Rodríguez Maradiaga abrirá a Assembleia Geral, no dia 13 de maio. No dia 14, serão feitas as eleições de líderes que irão animar e acompanhar a confederação Caritas Internationalis. Nessa ocasião da Assembleia, os delegados elegem também as diretrizes que devem ser adotadas por todas as 164 organizações nacionais de ajuda humanitária para o período de 2015 a 2019. O foco será no aumento das desigualdades e das consequências das alterações climáticas, que será apoiada pela encíclica papal histórica sobre a ecologia, a ser publicada na reunião da ONU sobre o assunto ainda este ano, em Paris.

O Cardeal Oscar Andres Rodriguez Maradiaga, deixará o cargo de presidente da Caritas Internationalis, depois de 8 anos de serviços prestados à confederação. A respeito do encontro ele disse: “A Assembleia Geral da Caritas Internationalis é um momento único na vida da confederação e da Igreja Católica para reunir inúmeras experiências e culturas diferentes. Nós celebraremos nossa fé e de nossa missão e também discutiremos o que podemos fazer para atenuar de forma mais eficaz o sofrimento dos pobres”, frisou. 

“Durante a última década, milhões de pessoas receberam apoios necessários para melhorar suas vidas através do acesso à educação, saúde, alimentação e ferramentas de trabalho. Pessoas jovens e idosas querem trabalhar juntas para construir um mundo melhor. Nossos agentes da Caritas Internationalis estão à frente na luta contra a pobreza. Em Roma, estão enfrentando os novos desafios como, o aumento das desigualdades, as alterações climáticas, a insegurança alimentar, escassez de água, a urbanização, os conflitos sobre os recursos e a propagação do extremismo”, comentou o Cardeal.

 

“A Igreja Católica tem um papel vital através de organizações como a Caritas sobre a distribuição da ajuda humanitária, a promoção do desenvolvimento humano integral e o apelo a uma maior justiça social...". 

Segundo o presidente da Caritas Internationalis, em 2005, 40 milhões de pessoas precisavam de ajuda emergencial. Em 2015, esse número subiu para 79 milhões de pessoas. A cada 10 segundos uma criança morre devido a doenças relacionadas com a fome. Em 2015, 2,7 bilhões de pessoas podem enfrentar escassez de água. Em 2050, o aquecimento global pode deixar desabrigados 200 milhões.

“A Igreja Católica tem um papel vital através de organizações como a Caritas sobre a distribuição da ajuda humanitária, a promoção do desenvolvimento humano integral e o apelo a uma maior justiça social. “Uma Família Humana, Cuidado da Criação” é uma mensagem de esperança. Trabalhando juntos, podemos proteger as pessoas e o planeta da pobreza e da exclusão dos excessos do consumismo”, enfatizou.

Estão entre os assessores convidados para o evento: o teólogo padre Gustavo Gutiérrez, o economista e professor Jeffrey Sachs, e Beverly Haddad, da Universidade de Kwazulu-Natal.

Entre os delegados, foram convidadas mais de 50 pessoas representando jovens, voluntários, ativistas de base e da fome. Após a Assembleia Geral, os delegados da Caritas viajam para Milão para participar da EXPO 2015. O evento faz parte da Campanha Mundial “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”, que tem como objetivo acabar com a fome até 2025.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.