Por Redação A12 Em Igreja

Cáritas promove Semana da Solidariedade de 01 a 07 de novembro

A Cáritas Brasileira inicia hoje (01) a Semana da Solidariedade motivando as Cáritas diocesanas a realizarem iniciativas e gestos concretos solidários.

semana_da_solidariedade_caritas

Esse ano, sob a temática dos 60 anos da Cáritas, que construiu nesse tempo uma rede solidária, a Semana da Solidariedade celebra a pastoralidade, marcada pelo desejo de transformar a sociedade em conjunto com as pessoas em situação de exclusão social.

:: Cáritas realizará Congresso em Aparecida com edição especial do Prêmio Odair Firmino

O roteiro metodológico da edição 2016 da Semana da Solidariedade a organização dos Pontos de Solidariedade, indica como  trabalhar essa Semana que vai até o dia 07 de novembro.

A indicação da Cáritas é o formato Pontos de Solidariedade com três propostas:

TRILHAS DA VIDA – Atividades que abordem as realidades do campo, do cerrado, das matas e das trilhas que nos conduzem em nossas lutas diárias.

CAMINHOS DAS ÁGUAS – Atividades que reflitam as realidades das águas, das comunidades ribeirinhas, dos territórios onde a vida pulsa nas águas.

RUAS SOLIDÁRIAS – Atividades que envolvam as realidades urbanas, das cidades e das experiências solidárias desses lugares.

Em mutirão ou em pequenos grupos a ideia é construir tendas solidárias para fazer rodas de conjuntura, rodas de reza, rodas de conversa sobre mulheres, juventudes, política, população carcerária, jovens que cumprem medidas socioeducativas, a paz, educação contextualizada, a água nossa de cada dia, terra nossa de cada dia, comunidades e cidades resilientes. Conversar e denunciar, para celebrar e para rezar. Tudo com Esperança e Ressurreição.

Outra proposta é mostrar através da arte, música, poesia, dança, etc as realidades e denunciar desigualdades.

Mapa da Solidariedade: após as ações realizadas em todos os cantos do país pelas lideranças Cáritas o mapa virtual interativo será atualizado com fotos e textos mostrando a dimensão da Semana da Solidariedade.

mapa_digital_da_solidariedadeO Mapa pode ser conferido no site da Cáritas: caritas.org.br

 

Para registrar a informação da Semana da Solidariedade no Mapa são necessárias ao menos duas fotos da atividade realizada e um texto de uma página com a narração dos acontecimentos, pode ser produzido também um vídeo (em celular, câmera fotográfica ou filmadora) não é necessário edição.

Os textos, fotos e vídeos deverão ser enviados para o e-mail semanadasolidariedade@caritas.org.br, com o assunto “Mapa”.

:: Cáritas comemora 60 anos e realiza Congresso Nacional em Aparecida (SP)

Uma seleção do material produzido no registro da Semana da Solidariedade será apresentada no V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira, em Aparecida/SP de 09 a 12 de novembro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.