Por Redação A12 Em Igreja

Cáritas realiza sua XX Assembleia Nacional a partir desta quinta-feira

A Cáritas Brasileira realiza sua XX Assembleia Nacional entre os dias 12 e 15 de novembro, no Centro Cultural da Brasília (DF).  O evento terá como lema ‘Cáritas Brasileira: Missão e solidariedade a serviço da Vida’ e aprofundará a reflexão sobre o tema ‘Gestão da Rede Cáritas’.

O encontro nacional é resultado de um processo que contou com as etapas local, regional e inter-regional, além de uma etapa prévia a todas essas que foi a organização pessoal de cada agente Cáritas diante da temática e das questões a serem abordadas na assembleia.

Os participantes avaliarão os processos de gestão compartilhada, a atuação em rede, a incidência das ações da Cáritas sobre a realidade, a inserção de seu trabalho nos espaços da Igreja e a mobilização de recursos.

A partir dessa avaliação, serão definidos os novos rumos de gestão da Rede Cáritas. Além disso, será escolhida a próxima direção da organização.

 Nesse sentido, os delegados e delegadas terão a oportunidade de analisar as conjunturas socioeconômico, política e eclesial durante a assembleia, abordando os seguintes eixos: realidade do país; organização em rede; inserção nos espaços da Igreja; sustentabilidade; processos eletivos da Rede Cáritas.

Cerca de 200 pessoas devem se reunir na Assembleia, entre membros da Diretoria Nacional, Conselho Fiscal e Coordenação Colegiada, delegados por entidade-membro, o/a secretário/a regional e os Bispos Referenciais.

Também devem estar presentes convidados das Pastorais Sociais, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), representantes do Seminário Fome e Desigualdades nos Países Lusófonos e entidades parceiras, além de toda equipe do Secretariado Nacional.

A programação geral da XX Assembleia Nacional começa hoje, com a Reunião dos Bispos Referenciais. No dia seguinte, ocorrem a Mesa de Abertura do evento e a Análise de conjuntura da realidade socioeconômica política, ambas à tarde.

A abertura da feira comemorativa ao aniversário da Cáritas ocorre à noite. No dia 13/11, estão agendados a Análise da conjuntura eclesial, pela manhã, e o painel sobre Gestão da Rede Cáritas, à tarde.

No dia 14/11, está programada para a parte da manhã a plenária para proposições e colocações, enquanto o painel sobre a campanha mundial “Uma Família Humana: pão e justiça para todas as pessoas” e o Fórum Lusófono estão agendados para a tarde. Também ocorre à tarde a Plenária para consolidação da avaliação e das propostas. Já na manhã do dia 15/11 estão previstos a Revisão Estatutária, Relatórios de balanço contábil e financeiro (aprovação das contas), Relatório de balanço das atividades do quadriênio e as Definições do 5º Congresso Nacional/Jubileu.

Confira a programação da XX Assembleia Nacional no site da Cáritas Brasileira.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.