Igreja

Celebração inter-religiosa na Assembleia Geral promove a paz e a justiça

Líderes cristãos e de outras religiões meditaram e oraram pedindo a Deus mais união entre os povos através do diálogo

Escrito por Alberto Andrade

26 ABR 2023 - 16H57 (Atualizada em 27 ABR 2023 - 10H13)

João Pedro Oliveira - A12

Ao final da segunda sessão desta quarta-feira (26) de trabalhos na 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os bispos receberam representantes de diferentes igrejas para uma celebração inter-religiosa.

Leia MaisDom Darci Nicioli traz panorama da 60ª Assembleia Nacional da CNBBOs 70 anos da CNBB através de 60 Assembleias GeraisNo Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida, Dom Manoel João Francisco, presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, presidiu o rito.

A tradicional celebração, sempre realizada durante as Assembleias Gerais, teve a participação de oito lideranças religiosas: o bispo Cezar Fernandes Alves, da Igreja Anglicana; o muçulmano Átila Kus; a presbiteriana Eleni Rangel, vice-presidente da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE); Sheikh Mohamad Al Bukai, da União Nacional Islâmica; o rabino Raul Meyer, líder judeu; Pastor Jair Alves, da Igreja Metodista, a presbítera Anita Wright Torres, vice-presidente do Conselho Nacional das Igrejas Cristas (Conic) e o Pastor Alberi Neumann, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Para Dom Manoel, esses momentos de reunir diferentes crenças criam afeição e proporcionam conhecimento para todos.

Refletem a comunhão entre as várias religiões e de toda a humanidade. Todas as religiões são expressão de Deus e todas buscam fazer o bem e espalhar o bem. Podemos e devemos nos reunir e trabalhar pela paz, pela humanização, para criar um mundo que se possa viver em plenitude”.

O bispo Anglicano Cezar Alves aproveitou a oportunidade de estar no encontro do episcopado brasileiro para celebrar os 40 anos da Comissão Nacional Anglicano-Católica Romana (Conac), que tem como principal objetivo estreitar a relação fraterna entre as duas igrejas, mediante o diálogo sobre temas de interesse comum.

"Trago minha saudação fraterna e rendo graças por esse diálogo perseverante entre nós e vocês católicos. Deus abençoe os trabalhos desta Assembleia e as dioceses representadas por cada um de vocês".

O rabino Meyer, diretor da Academia de Estudos Judaicos da Congregação Israelita Paulista, agradeceu a todos por estar presente num momento de diálogo e fraternidade:

"Shalom a todos! E quero agradecer a Deus pelo honroso convite! Como é bom e agradável quando irmãos estão juntos em harmonia! E com uma bênção especial que envio a vocês:' Bendito sejas Tu, nosso Deus Rei do Universo, que nos destes vida' e pode nos permitir viver esse momento tão especial".

João Pedro Oliveira - A12
João Pedro Oliveira - A12


Diálogo que gera a paz

A reflexão do momento oracional ficou a cargo do Sheikh Al Bukai, que logo de início enfatizou a importância de reunir diferentes credos em busca de uma convivência pacífica.

“Quero parabenizar a Igreja Católica por criar esses canais de diálogo conosco! Na verdade, esse diálogo iniciou há séculos e está nos versículos do nosso Alcorão, que nos orientam a conversar de uma melhor forma com os irmãos judeus e cristãos. Temos um Criador, e cremos naquilo que foi revelado a nós e a vós. Nosso Deus e Vosso Deus é único, e é com Ele que nos submetemos”.

Para o sheikh, é importante a união para sempre buscar paz e justiça ao ser humano, e ensinar essa humanidade através da fé.

“O trabalho de tentar unir nossas comunidades para combater qualquer violência e injustiça é constante. Hoje, antes da religião, precisamos humanizar as pessoas. Não adianta ensinar religião para alguém que não está humanizado. Precisamos começar pela humanização das pessoas para que, quando praticarem a religião, não importa qual seja, seja humanizada”, concluiu.

João Pedro Oliveira - A12
João Pedro Oliveira - A12


O novo presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler fez questão de agradecer a presença dos líderes religiosos para que juntos possamos sempre orar por um mundo mais irmão.

Construir a paz, fazer paz! Construir pontes para trazer tudo aquilo que a paz representa e nos proporciona em vista da possibilidade de deixar nossa realidade em nosso Brasil um pouco melhor para futuras gerações, onde a paz e a justiça atinja a todos, principalmente os mais pobres”.

.:: Padre Camilo explica a diferença entre diálogo ecumênico e inter-religioso

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...