O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, assinou, na tarde de ontem (13), uma nota de condolências por ocasião do falecimento do candidato à presidência da República pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Henrique Accioly Campos, e demais tripulantes da aeronave que caiu em Santos (SP). Para o cardeal, "esse acontecimento trágico torna mais pobre o cenário político do País".
No dia 12 de junho, quando era pré-candidato à presidência, Eduardo Campos visitou a sede da CNBB, em Brasília, e recebeu da presidência o subsídio “Pensando o Brasil – desafios diante das eleições 2014”. Na ocasião, Campos considerou os assuntos apresentados pelo episcopado “importantes”. “Com certeza vão contribuir para a reflexão que nós estamos fazendo e para o nosso programa de governo”, sinalizou.
No Rio de Janeiro, o cardeal dom Orani João Tempesta, que teve um encontro na terça-feira com o candidato, também manifestou o seu pesar em nota oficial. "Surpreso pela noticia, compartilho com todos a dor dos familiares e amigos! Conversamos ontem (12 de agosto) sobre planos e sonhos que ele tinha para o país. Lamento a sua morte neste tempo e nesta circunstância e saúdo com carinho aos familiares e amigos rezando para que a confiança na vida eterna console a todos", lamentou o cardeal.
Da Arquidiocese de Olinda e Recife, a qual pertencia o candidato, Dom Fernando Saburido manifestou o seu pesar à familiares e amigos e deixou um testemunho pessoal em nota. "Testemunho pessoalmente o comprometimento cristão que nosso irmão Eduardo Campos teve ao longo de sua vida, especialmente na atenção para com a formação e educação cristã dos filhos. No desempenho de suas funções políticas, nunca escondeu sua devoção à Nossa Senhora e, como gestor, jamais se esquivou em firmar parcerias com nossas instituições católicas para o bem comum de nosso povo pernambucano". Por fim, Dom Fernando assegurou suas orações de conforto e esperança a toda a família e pessoas entristecidas.
Confira a nota da CNBB na íntegra:
NOTA DE CONDOLÊNCIAS DA CNBB PELO FALECIMENTO DO DR. EDUARDO CAMPOS
Em nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e em meu próprio, consternados pela triste notícia do falecimento do Governador do Estado de Pernambuco e candidato à Presidência da República, Dr. Eduardo Henrique Acioly Campos, e colaboradores, vitimados pela queda da aeronave que os transportava, na tarde de hoje, 13 de agosto, expressamos nossos sinceros sentimentos de pesar à sua esposa, Srª. Renata Campos, e filhos, aos familiares e amigos, à candidata a Vice Presidente, Srª. Marina Silva, ao Partido Socialista Brasileiro, ao atual Governador, Dr. João Lyra Soares Neto, e aos entes queridos das outras vítimas.
Esse acontecimento trágico torna mais pobre o cenário político do País, pois ceifou a vida de um homem público, cristão autêntico, esposo e pai exemplar, que fez da “política uma missão, um serviço à sociedade brasileira” e, “por esse chamado”, conforme afirmou em visita ao Presidente da CNBB, “candidatou-se à Presidência da República”.
Renovando nossa fé na Ressurreição prometida por Jesus, elevamos nossas preces pelo descanso eterno do Dr. Eduardo e das outras vítimas, pelo conforto de todos os que sofrem com essa irreparável perda.
“Brilhe para eles, Senhor, a vossa luz”!
Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.