A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) completa 73 anos em 14 de outubro. O tema escolhido para a celebração resume bem sua missão: “Testemunha da Esperança e promotora da vida”.
Desde 1952, a CNBB se destaca por sua presença ativa na evangelização, na defesa da dignidade humana e na promoção da vida em todo o país. As Campanhas da Fraternidade, as Diretrizes da Ação Evangelizadora e o trabalho das Pastorais Sociais marcam essa trajetória de fé e compromisso com o povo brasileiro.
Você sabe o que significa essa sigla? Qual é o papel da Conferência dos Bispos na evangelização em nosso país? O Instagram da CNBB explica:
Desde sua origem, a CNBB impulsiona a comunhão e a corresponsabilidade na Igreja. Dom Hélder Câmara, idealizador e primeiro secretário-geral, já dizia: “O Espírito de Deus queria conduzir-nos à vivência da Colegialidade Episcopal e da Co-responsabilidade de todo o Povo de Deus.”
Essa visão marcou o caminho da Conferência, que ao longo das décadas se tornou referência na recepção do Concílio Vaticano II e na ação evangelizadora no Brasil.
Para o presidente da CNBB, Cardeal Jaime Spengler, o papel da conferência é claro: “O empenho de buscar responder aos desafios dos sinais dos tempos, atendendo ao que o Evangelho pede dos discípulos e discípulas de Jesus Cristo.”
Já o arcebispo de Goiânia, Dom João Justino, lembra que o testemunho de esperança está presente desde o início da instituição: “A perspectiva do testemunho da esperança está lá no nascedouro da Conferência e depois na participação dos bispos brasileiros no Concílio Vaticano II.”
Segundo ele, toda a ação pastoral da CNBB nasce da evangelização, e reflete o cuidado com a vida e o compromisso com a sociedade.
O secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, reforça a presença constante da Conferência na vida do povo:
“A CNBB sempre esteve perto das pessoas, sempre do lado dos dramas reais dos brasileiros. Ela é a expressão do episcopado, mas também a presença cotidiana da Igreja no dia a dia do país.”
Para ele, a promoção da vida está no coração da missão da Conferência: “Desde o seu início a CNBB é uma testemunha de esperança porque acredita que, pela luz do Evangelho, pode levar paz e confiança nos corações.”
Dom Ricardo também recorda que a CNBB “está sempre disposta a lutar do lado dos pobres e dos mais vulneráveis”, sendo voz profética que denuncia o que fere a dignidade humana.
Entre as iniciativas mais marcantes, a Campanha da Fraternidade é lembrada pelos bispos como um sinal concreto de esperança e compromisso social.
“A Campanha da Fraternidade anima comunidades em todo o Brasil. Ela traduz o espírito quaresmal em gestos concretos de conversão, em sintonia com os desafios da realidade brasileira”, afirma dom João Justino.
O Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), criado a partir da Campanha, apoia centenas de projetos sociais em comunidades carentes. Dom Ricardo Hoepers destaca:
“A CNBB consegue mensurar o quanto é eficaz esse compromisso de cada cristão ao colaborar com o FNS e com a Campanha da Fraternidade. É um testemunho de comunhão e solidariedade.”
O bispo emérito Dom Armando Bucciol, que há duas décadas participa da vida da CNBB, vê na instituição uma expressão viva da unidade eclesial:
“Este é um sinal de grande serviço ao povo, um testemunho de grande valor. Sustenta a esperança do povo fundamentada na morte e ressurreição do Senhor Jesus.”
Para ele, a CNBB vive fiel ao que o Concílio Vaticano II ensina sobre a Igreja: “sinal e instrumento de comunhão, servidora da esperança e da vida.”
A CNBB chega ao seu 73º aniversário fiel à inspiração da Ação Católica, permanecendo próxima dos brasileiros em seus desafios e conquistas.
add_circle Leia também: CNBB, a sociedade e Igreja no Brasil
Fonte: CNBB
Proclamar a Palavra na Missa: o que todo leitor precisa saber
O ministério do leitor exige oração, preparação e boa proclamação para tornar a Palavra de Deus viva e compreensível à assembleia.
Igreja recorda o Dia Mundial dos Pobres com apelo à Solidariedade
Dia Mundial dos Pobres destaca esperança, justiça e compromisso com os mais vulneráveis, reforçando o chamado da Igreja à solidariedade e à responsabilidade social.
Papa faz apelo para uso digital da Bíblia
Leão XIV incentiva a difusão da Palavra de Deus em ambientes digitais. O A12 sugere duas maneiras para acessar a Bíblia disponível na palma da sua mão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.