Por Redação A12 Em Igreja

Conferência do 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas deve aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros

cartaz_congresso_1As Pontifícias Obras Missionárias (POM) divulgaram os conferencistas para o 2° Congresso Missionário Nacional de Seminaristas que será aberto no dia 9 de julho, às 18h, no Auditório do Museu, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte. O cardeal dom Cláudio Hummes é uma das presenças confirmadas.

O Congresso será de 9 a 12 de julho com o tema "O missionário presbítero para uma Igreja em saída" e o lema "Ide sem medo para servir".

Conferências

Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão para Ação Missionária da CNBB, será o primeiro conferencista do evento. Na manhã do dia 10 de julho, dom Esmeraldo Barreto falará sobre "Os desafios da missão para formação do missionário presbítero".

No mesmo dia, será apresentada a conferência "Visão dos leigos e leigas sobre a formação do presbítero", com a presidente do Conselho Nacional de Leigas e Leigos do Brasil (CNLB), Marilza Lopes Schuina.

"As interpelações do papa Francisco sobre a formação do missionário presbítero", será o tema da terceira conferência do Congresso, com o arcebispo emérito de São Paulo e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, cardeal dom Cláudio Hummes. Já o secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM), padre Estevão Raschietti, abordará o tema da quarta conferência "A missão ad gentes no ministério do missionário presbítero".

Inscritos

Cerca de 300 participantes se inscreveram, entre seminaristas, reitores de seminários, formadores, bispos e convidados.

Como preparação para o evento, a organização elaborou a Cartilha de Preparação com quatro roteiros de reflexão. O material foi distribuído pelos seminaristas do Brasil, para ser estudado neste primeiro semestre do ano. A cartilha segue o texto "Missão e Cooperação Missionária", elaborado pelo Conselho Missionário Nacional (Comina), para orientar os organismos atuantes na missão.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.