Por Tatiana Bettoni Em Igreja

Congresso da Vida Consagrada: “fidelidade ao projeto de Jesus”

Coletiva_Congresso da vida consagrada

A primeira coletiva de imprensa concedida por representantes do Congresso Nacional da Vida Consagrada reuniu a presidente Nacional da CRB Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, a presidente da Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR) Irmã Maria Mercedes Casas Sanchéz, a presidente dos Institutos Seculares Aparecida Guadalupe Cafaro, o arcebispo de Porto Alegre e bispo referencial da Vida Consagrada dom Jaime Spengler, o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e Piedade dos Santos, das Comunidades Inseridas no Recife, dom Pedro Brito Guimarães.

Participaram também Padre Edênio Valle, ex-presidente da CRB Nacional (1988-1995), e Frei Carlos Lins, que atua nas Comunidades Inseridas no Recife.

Irmã Maria Inês afirmou que missão da Vida Consagrada é “trazer a memória de Jesus e seu projeto de vida, estando atentos à necessidade de nossos irmãos e irmãs”, e que este Congresso é sinal do “esforço de fidelidade ao projeto de Jesus”.

Confira a declaração de Irmã Maria Inês sobre o Congresso da Vida Consagrada: 

 

Para Dom Jaime Spengler, enquanto a situação da Vida Consagrada é atualmente preocupante na Europa, no Brasil “temos antes de tudo de reconhecer o grande trabalho que a Vida Consagrada fez e faz no processo de evangelização no Brasil. A Igreja é devedora pelo trabalho que religiosos (a) desenvolveram ao longo destes cinco séculos de história. Um trabalho belíssimo e vigoroso, que todos nós podemos perceber os frutos”.

Confira a declaração de Dom Jaime Spengler sobre o Congresso da Vida Consagrada:

 

Dom Pedro Brito Guimarães ressaltou que a Vida Consagrada tem como Mãe a nossa Igreja, e destacou o clima de seriedade do evento, em que os temas são colocados de “forma tranquila, provocativa e profética”.

“Estou muito impressionada com este Congresso e agradecida pelo convite, sobretudo por estar neste lugar de graça que é Aparecida. Maria tem muito a dizer à vida Consagrada no Brasil e todo o continente, e a Vida Consagrada do Brasil tem muito de Aparecida. Creio que será um espaço que revitalize a esperança de religiosos e religiosas, um espaço que nos ajude a fortalecer a fé”, avalia Irmã Maria Mercedes Casas.

Até sexta-feira (10), mais de 2.000 religiosos (as) se reúnem no Centro de Eventos do Santuário Nacional de Aparecida, refletindo sobre os seguintes temas: Resgatando o caminho; Do mistério à mistagogia; Da esperança para a alegria; Celebrando a alegria.

[Clique aqui para acessar o site do evento]

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.