Por Valquíria Vieira Em Igreja

Congresso Nacional de Secretários Paroquiais terá palestra sobre perfil profissional dos secretários

Aparecida (SP) irá sediar, no mês de maio, a reediçã do 1º CONASPAR (Congresso Nacional de Secretários Paroquiais), Isabel Cristina Baptista, presidente do Sindicato dos Secretários e Secretárias do Estado de São Paulo estará no evento como palestrante e falará sobre o DNA do Secretário.

isabel_cristina_300x300Em entrevista ao A12.com, Isabel falou sobre o perfil do profissional de secretariado, o diferencial para o secretário paroquial e os desafios do trabalho em paróquias.

A12 - Você vai participar do CONASPAR e falará sobre o DNA do secretariado, para você em primeiro lugar o que um secretário paroquial precisa ter? Por quê?

Isabel - Os secretários paroquiais precisam estar capacitados para atender clientes (presencialmente e em ligações telefônicas - anotar recados, dominar o funcionamento da paróquia), assessorar a agenda, ter conhecimento das normas/regras da Igreja Católica e com domínio destas informações antecipar as informações para os paroquianos.

Como atribuições: boa redação e conhecimentos da língua culta (Português), boas noções de arquivamento de documentos, atendimento pessoal (postura e imagem pessoal e profissional – pois os paroquianos são seus clientes e podem ser dos mais diversos níveis culturais e socioeconômicos), gerenciamento de relacionamentos (evitar conversas desnecessárias, evitando ruídos na comunicação), ter postura ética, boas noções da organização e planejamento de eventos.

Precisa ter estas competências desenvolvidas para poder interagir melhor com o público que atende, público este bem heterogêneo.

A12 - O secretário tem um trabalho cheio de atividades, todas elas importantes, mas numa igreja, paróquia qual deve o ser o diferencial?

 

"Eu vejo como diferencial o lado humano, pois na Igreja buscamos como paroquianos o conforto espiritual. Hostilidade, mau humor, intransigências não combinam numa paróquia".

Isabel - Estes secretários paroquiais precisam conhecer a missão, visão, cultura da paróquia para informações assertivas e cuidar das tarefas com profissionalismo (seja um trabalhado remunerado ou voluntário).

Eu vejo como diferencial o lado humano, pois na Igreja buscamos como paroquianos o conforto espiritual. Hostilidade, mau humor, intransigências não combinam numa paróquia.

A12 - Para você quais são os maiores desafios que os secretários enfrentam nas paróquias e como superá-los?

Isabel - Os desafios que os secretários paroquiais enfrentam nas paróquias pode ser aprender na garra, no dia a dia, o que precisa ser feito. Existem vários cursos para formação em Secretariado, sejam presenciais ou a distância, sejam técnicos, tecnológicos ou bacharéis.

Penso que a busca por uma qualificação adequada poderá ajuda-los a dominar as técnicas secretariais com mais profissionalismo.

A12 - O que podemos listar das diferenças entre o secretário paroquial dos demais secretários de empresas de maneira geral?

Isabel - As atribuições são as mesmas para todos os secretários, em qualquer seja o ramo de atividade ou segmento econômico. Nas instituições religiosas há a questão da fé e também do trabalho voluntariado que pode mascarar a falta de profissionalismo. Importante entender que seja qual for a forma da prestação de serviços, a mesma precisará ser feita com qualidade, organização e planejamento.

 O 1º CONASPAR é um evento promovido pela Promocat Marketing, empresa que realiza a Expocatólica e publica a revista Paróquias & Casas Religiosas. 

Uma primeira edição do evento aconteceu em março em Aparecida e devido a grande procura será realizada a reedição do 1º CONASPAR de 2 a 5 de agosto , no Hotel Rainha do Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.