Por Redação A12 Em Igreja

Conic apoia "Movimento Paz e Proteção" do Unicef

movimento_paz_e_protecaoO Movimento Paz & Proteção faz parte de uma ação global que o UNICEF vem realizando para mobilizar organizações seculares e religiosas, unindo a fé e os esforços de todos. O Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil) apoia esse movimento contribuindo na defesa dos direitos humanos.

O objetivo dessa aliança é unir forças para garantir a sobrevivência, desenvolvimento, proteção e bem-estar de meninas e meninos por meio de ações de prevenção da violência e da promoção do registro civil de nascimento.

A ideia é fortalecer a ação individual e coletiva de atores religiosos e suas comunidades como forma de contribuir para a redução das vulnerabilidades, da violência e da discriminação contra crianças e adolescentes, particularmente, os mais excluídos.

No Brasil, fazem parte da ação o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic)*, a Visão Mundial, a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro) e a Koinonia Presença Ecumênica e Serviço. O Movimento conta ainda com o apoio da Secretaria-Geral da Presidência da República e da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

Para participar da aliança, as organizações e instituições assinaram um Termo de Adesão, concordando com os princípios e valores do Movimento e com a implementação das ações previstas.

Para participar e contribuir com o trabalho de defesa das crianças e adolescentes sugere algumas iniciativas.

- Denuncie casos de violência contra crianças usando o aplicativo para celulares Proteja Brasil ou por meio do Disque 100.

- Ajude a divulgar o aplicativo Proteja Brasil, ações e campanhas de comunicação do Movimento em sua comunidade.

- Promova na sua comunidade ações em favor de comportamentos não violentos.

- Respeite as diferenças e estimule o conhecimento e reconhecimento mútuo da relevante contribuição a ser prestada pelos diversos integrantes e atores que participam do Movimento.

- Estimule as famílias a registrarem seus filhos nos cartórios ou apoie ações em favor do registro civil de nascimento.

- Divulgue o Movimento Paz & Proteção e suas ações na sua comunidade e nas redes sociais com a hashtag #PazProtecao

O Conic tem um canal aberto para quem deseja integrar o Movimento Paz & Proteção através do email secretariageral@conic.org.br .

Histórico do Movimento Paz e Proteção

Desde maio de 2013, o Movimento Paz & Proteção realizou três oficinas em Brasília com lideranças religiosas para discutir o plano conjunto para proteção de crianças e adolescentes. Representantes de organizações religiosas apresentaram ações que já estão sendo realizadas e discutiram as bases do plano para 2013 e 2014. Nas duas primeiras oficinas, foram reunidas lideranças de diferentes segmentos religiosos para estabelecer metodologias e processos específicos para cada um deles. Na última oficina de 2013, realizada em 6 de dezembro, foram discutidas iniciativas para garantir do registro civil e o enfrentamento à violência, dois temas definidos como prioritários nos dois encontros anteriores.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.