Por Redação A12 Em Igreja

Conselho Indigenista Missionário oferece curso sobre povos indígenas

Foto de: reprodução

cursocimi

Qualificar lideranças para abordagem sobre questões ligadas aos povos indígenas é a proposta do curso de extensão oferecido pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi). A formação é gratuita e ocorrerá entre os dias 11 e 29 de julho, no Centro de Formação Vicente Cañas, em Luziânia (GO). 

O curso é oferecido em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), e destinado a membros de movimentos e pastorais sociais, professores de educação básica, pedagogos e diretores de escola. Visa contribuir para a qualificação de educadores para a implementação da Lei 11.645/2008 e inserção desses agentes em seus contextos de atuação. 

A Lei estabelece a obrigação do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados. 

 

Curso é destinado a membros de movimentos e pastorais sociais, professores de educação básica, pedagogos e diretores de escola. 

De acordo com o coordenador do curso e colaborador do Cimi, professor Antonio Brighenti, a formação buscará mostrar a multiplicidade dos povos indígenas. “A ideia não é tratar a questão dos povos indígenas a partir apenas da dicotomia entre indígenas e não-indígenas, mas sim a partir da diversidade de suas concepções, histórias, dinâmicas e formas de se relacionar, inclusive com a sociedade não-indígena. Cada povo tem uma história própria”, explica Brighenti. 

O curso abordará os seguintes tópicos: História e Resistência Indígena;  Antropologia Indígena – marcos conceituais referentes à diversidade sociocultural; Terra, Território e Territorialidade e sua relação com práticas e saberes ambientais; Direitos Indígenas: legislação e mobilização política dos Povos Indígenas; Os projetos de Bem viver como crítica radical ao capitalismo; Conjuntura Político Indigenista, espaços de controle social e protagonismo e Orientação metodológica do ensino da História indígena.  

No Brasil existem 305 povos indígenas, e segundo dados do Censo realizado pelo IBGE em 2010, a população indígena é de 896,9 mil homens e mulheres. 

Serviço: 
Informações no e-mail: curso.indigenismo@cimi.org.br
As inscrições poderão ser feitas até 10 de junho. Ao todo, são 50 vagas. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.