Com o espírito de repensar a terceira idade, refletir sobre o compromisso dos mais velhos no mundo e na Igreja, o Papa Francisco se encontrará no dia 28 de setembro na praça de São Pedro com os avôs, avós e pessoas de terceira idade. O encontro, organizado pelo Conselho Pontifício para a Família, tem como título “A bênção de uma longa vida”.
A programação para esse dia especial terá uma missa presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro com a participação dos avós. O evento será um momento para destacar que a terceira idade não é um naufrágio, mas uma vocação, afirmou Dom Vincenzo Paglia, presidente do Conselho para a Família.
O Papa Francisco durante o seu pontificado vem mostrando em seus discursos, falas e homilias a importâncias das pessoas mais velhas na vida dos mais jovens e detoda a família.
“Um povo que não cuida dos avós, um povo que não respeita os avós, não tem futuro, porque não tem memória”.
O Papa Francisco, na missa que inaugurava o seu pontificado, no dia 19 de março de 2013, pediu que os anciãos sejam tratados com amor, porque “frequentemente eles ficam na periferia do nosso coração”.
O Papa recordou que “vivemos em um tempo em que os mais velhos não contam”. “É feio dizer isso, mas eles são descartados, porque cansam”, disse na homilia na Casa Santa Marta do dia 19 de novembro de 2013.
“Um povo que não cuida dos avós, um povo que não respeita os avós, não tem futuro, porque não tem memória”, disse Francisco. Os avós "tiveram um papel heroico na transmissão da fé em tempos de perseguição”.
Sobre a convivência com o Papa emérito Bento XVI, Francisco comparou a relação como a de um neto com um avô.
“Quando em uma família o avô está em casa – afirmou –, ele é venerado, querido, escutado. Para mim, é como ter o avô em casa. Se eu tivesse uma dificuldade ou algo que não entendesse, o chamaria: ‘diga-me, posso fazer isso?’”
Divulgação do evento
Já estão disponíveis as versões em cinco línguas do cartaz oficial que apresenta "A benção de uma longa vida", o Encontro entre os idosos e avós com o Papa Francisco, no próximo dia 28 de setembro.
A parte central do programa ressalta a imagem de um homem idoso que vela por uma criança dormindo em seu peito, os dois rostos representam os dois extremos da vida e a tarefa impossível de escapar das marcas da vida, traçada pelo tempo, enriquecida pela sabedoria e por tantos dons dispostos a ser transmitidos àquele terreno tão indefeso, não semeado, que é o neto (a criança).
Para reforçar ainda mais o significado da foto, se vê uma passagem do Salmo 71, 18 que resume em poucos versículos o sublime trabalho ao qual estão chamados os idosos: "E agora, na velhice, de cabelos brancos, Deus, não me abandones, até que eu anuncie o teu poder, as tuas maravilhas a todas as gerações que virão".
Para baixar e imprimir o programa em uma das cinco línguas disponíveis basta acessar o link na página do Pontifício Conselho para a Familia.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.