Por Redação A12 Em Igreja

Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança em SP fala sobre aumentar liderança no Estado

Eunice Gomes Rodrigues, que assumiu a coordenação estadual de São Paulo da Pastoral da Criança, disse que pretende aumentar em 10% a quantidade de líderes no Estado.

Com a experiência de 12 anos como voluntária da Pastoral, atuando na Diocese de Guarulhos, Eunice disse que o aumento de líderes irá melhorar um pouco o atendimento e garantir auxílio a mais crianças.

Em outubro, durante a realização da Assembleia das Igrejas, em Itaici, Indaiatuba (SP), Eunice comprometeu-se a ir às dioceses para buscar apoio dos bispos nesse propósito. “Vou passar em visita aos sub-regionais, conversar particularmente com cada bispo para ver de que forma eles podem nos ajudar nessa motivação”, contou.

Segundo Eunice, a Pastoral trabalha com a prioridade de acompanhar as gestantes. “Há um grande número de gestantes fora de acompanhamento e isso faz com que o índice de mortalidade ainda seja grande, principalmente o de morte neonatal”, explicou.

A nova coordenadora da Pastoral também comentou que outro problema a ser enfrentado é o combate à obesidade infantil, fruto da melhoria do poder aquisitivo das famílias brasileiras e que é intensificada pela propagação do consumismo, especialmente por meio da mídia, “que trabalha contra a saúde, porque sempre quer vender e nem sempre o que se oferece é benéfico”.

 

"Se antes tínhamos mais o acompanhamento para os desnutridos, hoje lutamos contra a obesidade"

Eunice explicou, ainda, que a nova realidade levou a mudanças no trabalho da Pastoral. “Se antes tínhamos mais o acompanhamento para os desnutridos, hoje lutamos contra a obesidade e em favor de políticas públicas que favoreçam o bom acompanhamento das gestantes, no sentido da prevenção.”

A coordenadora garantiu que são feitas formações contínuas com os líderes para que possam se inteirar sobre a realidade da saúde e que para os que se interessam em ingressar na Pastoral, “há uma formação inicial de 50 horas, durante 15 encontros, nos quais o líder, além de receber a formação, já começa a fazer a parte prática para a gente já poder melhorar os acompanhamentos”, detalhou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...