Por Redação A12 Em Igreja

Curso no RJ capacita agentes para o trabalho social articulado

Pioneira na formação de profissionais e agentes para a área social, a Arquidiocese do Rio de Janeiro organiza a quinta edição do Curso de Mobilização e Capacitação de Líderes Comunitários. Desde a primeira edição já foram formadas 644 pessoas de mais de 180 paróquias da arquidiocese. 

Foto de: Arquidiocese do Rio. 

curso_social

Formatura da quarta turma do curso. 

O curso que terá início em junho tem duração de dois meses e trabalha os tópicos identidade, família, participação e ação, na ótica da ação social prestada pela Igreja com conhecimento das várias formas de enfrentamento frente das diversas realidades.   

Zélia Leandro, que atua na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Santíssimo, é uma das lideranças capacitadas por este curso em 2013. Para a agente, nos últimos dois anos  - depois de ter feito o curso - “foi possível fazer muito mais do que já havia feito em 20 anos atuando na paróquia”. 

“Durante o curso, vivi um momento importante de autoconhecimento e aprendi que não preciso fazer tudo sozinha. O trabalho social deve ser realizado a partir da construção de redes e parcerias”, afirmou Zélia. 

O trabalho de capacitação de lideranças sociais começou em 2011 visando oferecer uma metodologia específica para aqueles que atuam nas paróquias, em consonância com a Política Nacional de Assistência Social. O curso capacita as lideranças para atuar em vista da transformação social das famílias e usuários atendidos.

Regina Leão, que integra a coordenação técnica pastoral da arquidiocese, acredita que com o curso os agentes puderam evoluir no serviço que prestam em suas comunidades. “O curso tem favorecido a qualificação deles para entender questões da conjuntura atual, que a ação deles é complementar ao Estado, no conhecimento dos direitos e deveres, e isso tem ajudado a melhorar a qualidade do serviço para melhor articular e planejar suas ações”, frisou.  

O curso é dado com base em uma cartilha elaborada pela arquidiocese em 2009, que contempla os quatro tópicos de atuação social. Ao todo, são nove encontros com três horas de duração, com turmas únicas nos oito vicariatos da arquidiocese, em cada um deles são formadas 25 pessoas. Para se inscrever é preciso entrar em contato a assistente social de cada vicariato. Informações no telefone (21) 2292- 3132.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.