A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Salvador (BA) promove no próximo sábado (15), o curso de Edição Jornalística para Impressos e Web. O curso pretende atrair os agentes que estão à frente dos movimentos e pastorais com o objetivo de oferecer conhecimento sobre as diversas ferramentas, tecnologias e técnicas disponíveis para esses veículos.
“Um dos desafios vividos pela Igreja Católica nos últimos anos é aproximar-se de verdade da cultura da comunicação. Compreender a comunicação como ferramenta estratégica para que o processo de Evangelização seja eficiente. Para isso se torna necessário a utilização de uma linguagem adequada aos diversos veículos de comunicação existentes”, destaca a editora do Jornal São Salvador, Patrícia Luz, que é especializada em Jornalismo e Convergência Midiática e responsável pela formação.
De acordo com Patrícia, a proposta é contribuir para resolver questões simples dos agentes. “No curso, que acontece no próximo sábado, queremos ajudar os participantes a compreender as características da web e do impresso para que possam aproveitar melhor as técnicas disponíveis para a edição desses veículos. Como escolher a foto que será postada no site? Existem regras para a utilização de fotos em mídias digitais e impressos? Quais as características do texto para a web? Essas são algumas das perguntas que queremos responder ao longo das 8 horas do curso”.
Iniciativas na área de comunicação da Arquidiocese
Foto de: Arquidiocese de Salvador.
"O CRIAC é uma das ações desse segundo pilar
e há 10 anos oferece cursos na área de
comunicação com um custo acessível aos agentes".
O curso de Edição Jornalística para Impressos e Web está entre as atividades propostas pelo CRIAC, Cursos Rápidos de Iniciação à Comunicação da arquidiocese, e essa iniciativa é uma das ações da Pastoral da Comunicação. Sobre esse trabalho e também de uma nova iniciativa da arquidiocese para a formação dos comunicadores e agentes de pastorais em parceria com a Universidade Católica do Salvador (Ucsal), que tem início previsto para o segundo semestre desse ano, Patrícia Luz falou em detalhes ao A12. Confira entrevista.
A12 - Sobre o projeto CRIAC – Cursos Rápidos de Iniciação à Comunicação: fale um pouco sobre o que representa para a arquidiocese e como ele tem promovido a formação dos agentes desde a sua criação em 2004.
Patrícia Luz - O projeto da Pascom de Salvador contempla três pilares: os veículos de comunicação da Arquidiocese (Jornal impresso, programa de televisão, portal, mídias sócias, assessoria de imprensa), a formação de agentes de pastorais e a captação de recursos para a sustentabilidade da Pascom. O CRIAC é uma das ações desse segundo pilar e há 10 anos oferece cursos na área de comunicação com um custo acessível aos agentes. Contribuímos para a formação das lideranças de nossa arquidiocese com um conteúdo interdisciplinar que vai desde a comunicação na liturgia a cursos como de dicção, técnica vocal, espaço sagrado, captação de recursos para projetos. Acreditamos que a comunicação, quando bem utilizada, pode tornar a Evangelização muito mais dinâmica. Estimamos que mais de 1.500 pessoas tenham participado dos nossos cursos.
"Acreditamos que a comunicação, quando bem utilizada, pode tornar a Evangelização muito mais dinâmica. Estimamos que mais de 1.500 pessoas tenham participado dos nossos cursos".
A12 - Sobre o curso de Aperfeiçoamento em Comunicação Pastoral. O que é o projeto e quando pretende ser iniciado na arquidiocese?
Patrícia Luz - O desafio de especializar o agente da Pastoral de Comunicação dotado de competências teóricas, tecnológicas, estéticas e éticas, bem como formar comunicadores para atuar de forma estratégica em ambientes eclesiais, despertou a necessidade da criação de um curso de Aperfeiçoamento em Comunicação Pastoral. O curso aborda a interface entre Teologia e Comunicação em aulas teóricas e práticas. A proposta acontecerá em formato modular, com o aparato tecnológico próprio da área de comunicação, com visitas técnicas e aulas in loco de empresas de comunicação, espaços eclesiais e culturais. O curso será realizado através da Universidade Católica em parceria com a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Salvador. O curso já foi lançado e deve ter início no segundo semestre desse ano.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.