Por Tatiana Bettoni Em Igreja

Devotos prestam homenagens a São Frei Galvão em Guaratinguetá (SP)

Canonizado há seis anos pelo Papa Bento XVI, São Frei Galvão atrai cada vez mais católicos para sua cidade natal, Guaratinguetá, no interior de São Paulo. Hoje (25), o Santuário Arquidiocesano foi tomado por fiéis que participaram da Missa Solene em homenagem ao primeiro santo brasileiro. A celebração de duas horas foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, e concelebrada pelo bispo auxiliar, Dom Darci José, e pelo reitor, padre Roberto Lourenço. Autoridades eclesiais e políticas também estiveram presentes.

Em sua homilia, Dom Damasceno destacou as qualidades que o tornaram santo: “Humilde, manso, homem de caridade e paz. Deus fez nele maravilhas, de tal modo que, ao terminar sua vida terrena, foi apresentado como modelo de caridade no segmento de Jesus Cristo, e todos são convidados a segui-lo neste exemplo. Muitas vezes, ele tirava um objeto de sua própria casa, sua família, para atender um pobre necessitado que batesse à porta de sua casa. Como franciscano, certamente viveu essa espiritualidade de São Francisco. É um modelo de santidade”, disse o Cardeal.

Durante a celebração, diversas homenagens foram dedicadas ao santo, que, além de padroeiro da construção civil, é também patrono da Juventude e das Forças Armadas. Oficiais levaram ao altar as relíquias do santo: a cruz com a qual rezou em vida e parte do osso femoral do santo.

Foto de: Tatiana Bettoni

Roberval, Beatriz e Miguel: milagre do santo

 

Durante o ofertório, o casal Beatriz e Roberval Toledo entrou com o filho de dois meses, Miguel. Segundo eles, o bebê é um milagre de Frei Galvão, já que a gravidez de Beatriz foi interrompida por três vezes. “Em 2012, no primeiro dia da Novena de Frei Galvão eu pedi o milagre e tomei a pílula milagrosa. Na primeira semana de novembro, eu engravidei. Antes da graça, eu já era devota, agora sou ainda mais!”, testemunha a jovem, que ainda não comunicou oficialmente o milagre à Arquidiocese.

Dom Geni Galvão, 88, descendente de Frei Galvão, foi uma dos que homenagearam o santo: “Estou muito feliz. Toda vida fui devota, desde pequenina. Tomei a pílula de Frei Galvão durante a gravidez e correu tudo bem”.

Dom Damasceno também foi homenageado, recebendo a Comenda de Frei Galvão, mais alta honraria do município, por seus feitos em prol da Arquidiocese.

Foto de: Tatiana Bettoni

Imagem abençoada pelo Papa

Imagem de Frei Galvão - Antes da Missa Solene, a Imagem gigante que Papa Francisco abençoou em julho, durante sua visita a Aparecida (SP), retornou para Guaratinguetá acompanhada por uma carreata.

A Imagem de oito metros de altura ficará no Santuário arquidiocesano, onde será construído um espaço intitulado Horto de Frei Galvão, com 15 metros de altura por treze de comprimento.

“A Imagem deve ficar no Santuário dedicado ao santo. Aqui ficará mais acessível a todos os devotos e, de lá de cima, ela poderá abençoar toda esta bela cidade de Guaratinguetá”, disse Dom Darci José.

 Confira a galeria de fotos:

 

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...