Por Redação A12 Em Igreja

Dia de São Valentim: brasileiro reconstrói rosto do mártir em 3D

Nos Estados Unidos e em países da Europa hoje (14) é celebrado o Dia dos Namorados, devido ao Dia de São Valentim, mártir, condenado e morto por unir casais no sagrado matrimônio. A comemoração em 2017 do protetor dos namorados ganha um motivo especial, pois foi divulgada a reconstituição em 3D do rosto do Santo criado por um brasileiro.

Reconstrução rosto de são valentim_3D_ Cicero Moraes

Cícero Moraes, professor de computação gráfica de Chapecó(SC), é o responsável pelo trabalho feito com a técnica de reconstrução facial.

“Recebi alguns comentários sobre o rosto e me falaram que ele está com um semblante calmo, pois o padrão de reconstituição facial forense é de não colocar, em reconstituição facial, nenhum tipo de emoção”, explicou Cícero.

:: Bíblia e Juventude, tudo a ver - Especial Dia dos Namorados

O método utilizado cruza as imagens do crânio do santo com informações dos ossos que identificam a ancestralidade de Valentim. A partir de 250 fotos da relíquia do santo feitas em Roma pelo pesquisador cearense sobre santos, José Luís Lira, esse foi o grande diferencial do trabalho, pois, pela primeira vez a coleta foi realizada por quem não é especialista na área da computação gráfica.

:: Dia de São Valentim: A história de Rafaela e Diego Fernandes

A imagem em três dimensões do rosto de São Valentim também foi encaminhado para análise do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro e será agora impressa como um busto branco no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer em Campinas/SP para depois passar pelas mãos de uma artista plástica sacra. Num prazo de dois meses o trabalho final será apresentado oficialmente no Brasil ou na Itália. A certeza é que a peça será entregue à Igreja de Santa Maria de Cosmedin, em Roma, onde já está o crânio de São Valentim. As relíquias, junto à face mais coerente possível de como era o santo em vida, poderão ser apreciadas por fiéis que visitarão a basílica.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.