Os diáconos permanentes do Brasil se reúnem a partir de hoje (23) em Aparecida para a 10ª Assembleia Geral que celebrará o cinquentenário da restauração do diaconado na Igreja pelo Concílio Vaticano II. O evento acontece até o próximo domingo (26), em Aparecida (SP), reunindo cerca de 300 diáconos permanentes de todo o Brasil.
A Assembleia é realizada no Centro Redentorista de Espiritualidade (CERESP), localizado no Seminário Santo Afonso. Nesta quinta-feira os diáconos realizam a abertura da Assembleia, mas as atividades começam na sexta-feira (24), com missa solene às 7h30, no Santuário Nacional de Aparecida, juntamente com os bispos participantes da 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil.
No período da tarde o encontro continua no Seminário Santo Afonso, com um resgate históico do diaconado no Brasil, com a participação de Dom Angélico Sândalo, padre Valter Goedert, e diversos diáconos.
No sábado (25), a primeira palestra formativa será desenvolvida pelo diácono Júlio Bendinelli, integrante da Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica (ENAP) da Comissão Nacional dos Diáconos (CND) com o tema “Desafios e Perspectivas Ministeriais”. Ainda na parte da manhã, participam de uma mesa redonda, dom Pedro Brito Guimarães, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e dom Esmeraldo Barreto de Farias, Bispo auxiliar de São Luis (MA) e assessor da CND. No período da tarde, será realizado o processo eleitoral em vista da nova diretoria da Comissão, com apresentação dos relatórios e prestação de contas.
No domingo (26), será celebrada a missa de encerramento no Seminário Santo Afonso, com a posse da nova diretoria.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.