A Diocese de Petrolina se prepara para celebrar a vigésima Romaria do Natal das Comunidades, evento tradicional que reúne todos os fiéis das paróquias e lideranças pastorais. Neste ano, além das diversas atividades culturais e religiosas, será inaugurado o ‘Cruzeiro da Serra de Frei Damião’, como marco da fé petrolinense no religioso. A confraternização será realizada nos dias 25 e 26 de janeiro, em Santa Cruz da Venerada (PE).
Foto: Paróquia Nossa Senhora das Dores.
O Santuário de Santa Cruz da Venerada receberá fiéis de toda a diocese para o 20º Natal das Comunidades.
Com o tema ‘Na Alegria, celebramos Nossa Fé em Jesus Cristo’, o encontro diocesano pretende celebrar os 90 anos da criação da Diocese de Petrolina, os 85 da Catedral diocesana, e o encerramento do ‘Ano da Fé Romeira’.
A programação começa no dia 25, às 6 horas com o ‘Anúncio da Romaria’ e o Ofício da Imaculada, seguida de missa no Santuário da Santa Cruz da Venerada.
Em seguida, palestras educativas sob o tema ‘No Campo e na Cidade, alimente-se com qualidade!’, coordenadas pelo Núcleo de Educadores Populares do Sertão de Pernambuco (NESP), reúnem os fiéis.
Segundo o coordenador do NEPS, Manelito Souza, a participação da entidade no encontro é favorecer a troca de saberes sobre o semiárido. “O nosso trabalho também na romaria é este; de anunciar a boa nova, a partir da educação pela convivência com o semiárido, para nós é uma satisfação, pois estamos realizando a nossa missão enquanto educadores aqui no semiárido pernambucano”, disse em entrevista à rádio católica local.
A romaria segue com o repique de sinos e girândolas, a acolhida dos romeiros e subida à ‘Escada Santa’ para um momento de louvor, e às 18h, os romeiros se encontram na Praça dos Romeiros para a recitação do Rosário. À noite, às 20h, será encenado um ‘Presépio Vivo’, e o encerramento das atividades do dia acontece com a Peregrinação ao Cruzeiro da Serra de Frei Damião, para iluminação e bênção inaugural da Cruz e do Monumento.
O evento segue no domingo (26), com atividades durante toda a manhã. Às 10h, uma missa solene encerra o ‘Ano da Fé Romeira’. Por volta do meio-dia, todos os romeiros se reúnem para despedida e reenvio para a missão permanente.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.