“O Canto de Esperança do Rio Prisioneiro”, documentário produzido por diversas entidades de Alta Floresta do Oeste, em Rondônia, foi lançado em DVD na última segunda-feira (07). O documentário registra o impacto das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) na região, a partir do testemunho e trajetórias de vida de agricultores e lideranças indígenas.
Foto de: reprodução.
Documentário foi realizado a partir do apelo da
comunidade paroquial de Alta Floresta.
"Este DVD retrata um pouco da história de um rio que corria livremente. Hoje, em nome do progresso, o mesmo se encontra prisioneiro. O documentário tem como objetivo alertar a sociedade sobre os impactos socioambientais causados pelas construções de Pequenas Centrais Hidroelétricas (PCHs), denunciar e provocar um debate maduro em torno desta realidade", destaca nota da Comissão Pastoral da Terra de Rondônia (CPT/RO).
O documentário apresenta o posicionamento de autoridades e o testemunho de algumas famílias de pequenos agricultores e lideranças indígenas da Terra Indígena Rio Branco sobre problemas ambientais e sociais provocados pelas PCHs.
Ainda de acordo com a Comissão, no último dia 2 de abril, foi aprovado no Senado um projeto de lei da Câmara que incentiva a construção das centrais hidrelétricas de pequeno porte, o PLC 1/2014.
A Comissão explica ainda que em junho de 2011, o Ministério Público Federal de Rondônia recomendou a “Secretaria de Meio Ambiente (SEDAM) não emitir novas licenças ambientais para construção de PCHs na micro bacia do Rio Branco” por compreender que “o conjunto de Pequenas Centrais Hidrelétricas já existentes ao longo da bacia está prejudicando indígenas e meio ambiente”.
O documentário foi produzido pela "Sociedade Civil Organizada" que compreende a Paróquia Nossa Senhora da Penha de Alta Floresta do Oeste, a Comissão Pastoral da Terra de Rondônia, o Conselho Indigenista Missionário de Rondônia, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), lideranças indígenas, moradores locais e ex-funcionários da TV Nazaré de Ji Paraná. O material foi editado pela produtora Verbo Filmes com apoio de SAAP/FASE-RJ.
Em entrevista ao A12, por telefone, padre Josep Iborra Plans, membro da CPT de Rondônia, informou que o projeto do documentário foi realizado a partir do apelo da comunidade paroquial de Alta Floresta que decidiu de alguma forma contribuir com a comunidade indígena local que sofre com o impacto das PCHs. Com o projeto inicial foi criada, então, a "Sociedade Civil Organizada" para levar adiante o projeto. Com o lançamento na última segunda, padre Josep destacou que uma série de iniciativas estão sendo elaboradas em vista da ampla difusão da realidade evidenciada pelas famílias e indígenas no documentário. Entre essas iniciativas, foi notificado à CPT o interesse da Universidade Federal de Rondônia de realizar um debate a partir do material. Além dessa, outras atividades como a divulgação do vídeo em escolas da região e a possível disponibilização na internet estão sendo encaminhadas pelo grupo.
Padre Josep, disse ainda que o projeto já alcançou uma comunidade no estado da Bahia, mostrando a importância desse material como registro dos impactos das construções das PCHs ao longo do território brasileiro. "Entendemos que esse vídeo ajudará a refletir sobre essa questão também em outros lugares", finalizou.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.