O documentário organizado pelo Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), "Vento Forte" que tem estreia marcada para hoje, 17, às 19h30, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), traz o relato de 22 comunidades pesqueiras do Brasil e aborda situações de conflitos socioambientais vividas por esses grupos. O material audiovisual foi produzido em conjunto com o Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) e com a produtora Arte e Movimento.
O evento contará com uma mesa de abertura composta pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner; o bispo de Ipameri (GO) e presidente da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da entidade, dom Guilherme Werlang; a procuradora da 6º Câmara do Ministério Público Federal (MPF) – Para a defesa dos Direitos das Comunidades Tradicionais, Débora Duprat, e os integrantes do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP), Marizelha Carlos Lopes e Josemar Durães.
"Esse será um instrumento de divulgação e denúncia aos órgãos competentes em fóruns nacionais e internacionais", destaca secretária executiva do CPP
O documentário propõe uma reflexão sobre a importância dos pescadores e das pescadoras artesanais para o país e a urgência em debater as problemáticas que atingem seu modo de vida. Segundo o CPP, são diversos os conflitos socioambientais que envolvem as comunidades pesqueiras. “A aquicultura empresarial, o turismo predatório, a pesca industrial e os grandes empreendimentos compõem parte dessas ameaças que negam os direitos das populações tradicionais”, enumera.
De acordo com a secretária executiva do CPP, Maria José Honorato Pacheco, o filme dá visibilidade à situação de ameaça que as comunidades pesqueiras do Brasil vivem, além das violações dos direitos humanos. “Ele demonstra os graves impactos do modelo desenvolvimentista que ameaça o modo de vida das comunidades e que destroem o meio ambiente, colocando em risco toda sociedade e prejudicando as gerações futuras. Esse será um instrumento de divulgação e denúncia aos órgãos competentes em fóruns nacionais e internacionais”, explica.
O Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), é vinculado à Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.