Por Redação A12 Em Igreja

Doenças raras: Santa Sé pede mais pesquisa e solidariedade

Por ocasião do Dia das Doenças Raras, celebrado hoje (29), o Pontifício Conselho para a Pastoral dos Agentes de Saúde divulgou uma mensagem para ressaltar a importância de investir em pesquisas científicas e também na solidariedade.

Com o tema ‘No centro a voz do paciente. Unam-se a nós para fazer ouvir a voz das doenças raras”, o Presidente do Pontifício Conselho, Card. Zygmunt Zimowski, destaca a necessidade de tornar essas pessoas sempre mais protagonistas e, ao mesmo tempo, sensibilizar as autoridades competentes, os pesquisadores e a indústria farmacêutica.

“Mesmo que a incidência seja mínima ou rara numericamente falando, as pessoas afetadas não podem nos deixar indiferentes”, recorda o Presidente, pedindo que seja rompida a cortina de silêncio em torno de um problema que diz respeito a toda a sociedade. Neste empenho, também a Igreja se sente envolvida, garantiu o Card. Zimowski, “continuamente impulsionada pelo Papa Francisco a crescer e a caminhar na solidariedade”.

Negligência

O Cardeal polonês anuncia na mensagem que o Pontifício para a Pastoral dos Agentes de Saúde dedicará sua próxima Conferência Internacional, de 10 a 12 de novembro, justamente às doenças raras e negligenciadas.

“Esta iniciativa, quase na conclusão do Jubileu extraordinário da Misericórdia, será uma ocasião a mais para valorizar a obra de misericórdia corporal de assistência aos enfermos”, escreve Card. Zimowski, acrescentando que a Conferência se realizará no sinal da proximidade solidária para com as pessoas afetadas por patologias raras, populações pobres e vulneráveis marcadas por doenças ignoradas, que com frequência vivem em zonas rurais entre as mais remotas do mundo.

“Possa cada anseio que nasce no coração de quem sofre encontrar escuta e solidariedade por parte de cada fiel e em toda pessoa de boa vontade”, conclui o Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Agentes de Saúde, Card. Zygmunt Zimowski.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.