Por Redação A12 Em Igreja

Dom Jaime Splenger explica pesquisa que irá traçar perfil dos padres brasileiros

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) irá aplicar a partir desse mês de maio, por meio da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, uma pesquisa entre os padres do Brasil para traçar o perfil dos presbíteros diante das diferentes realidades do país.

Um questionário está sendo enviado a todos os presbíteros para que cada um, pessoalmente, responda às questões apresentadas.

Foto de: Arquidiocese de Porto Alegre (RS)

domjaime_foto_boa

Dom Jaime, presidente da Comissão Episcopal Pastoral
para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada 

O objetivo da pesquisa é traçar um perfil do presbítero brasileiro, inserido nas diferentes realidades que caracterizam a presença da Igreja presente no território nacional.

Segundo dom Jaime Splenger, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, os questionários estão sendo encaminhados a todas as Dioceses e espera-se retorno em curto prazo.

“As questões são relativamente simples, de fácil compreensão; as opções de respostas visam também facilitar o trabalho a ser realizado por cada presbítero”, explica dom Jaime.

O questionário é destinado aos presbíteros, portanto, não é prevista a participação dos fiéis. Ao final da aplicação da pesquisa a CNBB irá avaliar a publicação dos dados.

“Após a tabulação dos dados coletados, poder-se-ia avaliar a conveniência ou não de fazermos uma publicação dos mesmos. A Comissão Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, de acordo com a presidência da CNBB, poderá socializar os dados” ponderou.

 

"Finalizada essa tarefa, cremos haver à disposição elementos para avaliação e estudos sobre o perfil do presbítero no Brasil".

A expectativa é de que o questionário preenchido seja devolvido à Comissão até o final de junho de 2015. A partir desse momento, terá inicio o trabalho de tabulação das informações recebidas.

“Para esse trabalho será conveniente contar com instituição competente. Finalizada essa tarefa, cremos haver à disposição elementos para avaliação e estudos sobre o perfil do presbítero no Brasil. Sobretudo, os Bispos e os próprios presbíteros terão à disposição muitas informações sobre esse parcela particular da comunidade eclesial” finalizou.

A pesquisa foi anunciada durante a realização da 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que aconteceu de 14 a 25 maio em Aparecida (SP).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.