Por Valquíria Vieira Em Igreja

Elementos de planejamento e formação são essenciais para a gestão paroquial

Foto de: A12.com

padre_jose_carlos_300x225

Palestra no Centro de Eventos em Aparecida

O padre José Carlos Pereira, CP, doutor em Sociologia e autor de diversos livros entre eles “Gestão eficaz”, falou hoje (26) sobre “Gestão eficaz gera uma paróquia empreendedora” durante o CONAGE (Congresso de Gestão Eclesial) que acontece em Aparecida (SP) desde terça-feira (23) e se encerra nesta sexta-feira.

Durante sua exposição o padre apresentou um grande projeto de como planejar e trabalhar a gestão da paróquia.

Em sua palestra destacou pontos essenciais da gestão que fazem a diferença no dia-a-dia da paróquia.

Cinco pilares da boa gestão foram apontados:

Planejamento;

Visão Conjuntural da realidade;

Perspectivas, metas e objetivos;

Trabalho em equipe e

Formação de liderança.

A partir desses pontos padre José Carlos enfatizou a importância do planejamento e da formação.

O planejamento, segundo padre José Carlos, deve atingir todas as dimensões: financeiro, pastoral, pessoal, espiritual e missionário.

“Todas as dimensões do planejamento podemos resumir numa atitude. Atitude em que todos que trabalham na paróquia estejam sempre remando para o mesmo rumo. Se todos estiverem remando com a mesmo vontade, para a mesma direção num planejamento conjunto as coisas sempre darão certo”, resumiu.

 

"Se não tivermos um planejamento espiritual, não daremos conta de todos os outros planejamentos".

Sobre a questão essencial da formação de lideranças, padre José Carlos falou do gerenciamento de pessoas, que precisa ser sistêmico e motivador.

“Percebemos poucas pessoas trabalhando na paróquia e sobrecarregadas, é nesse ponto que devemos investir dando abertura para mais pessoas trabalharem, motivando-as com formação necessária para o trabalho e dividindo tarefas de forma organizada”, atentou.

Ainda destacando a importância do planejamento, o palestrante falou da formação espiritual que deve dar a base para todo o trabalho.

“Se não tivermos um planejamento espiritual não daremos conta de todos os outros planejamentos. Por isso devemos começar por nós padres, participando de retiros, até mesmo tendo um acompanhamento espiritual e dando atendimento a outras pessoas, essas atividades nos darão forças para todo o trabalho”, concluiu.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...