Por Redação A12 Em Igreja

Encontro de Reitores de Santuários tem balanço positivo

Santuário de Nossa Senhora da Piedade_Foto: Reitoria do Santuário Nacional de Aparecida

Fotos: Reitoria/Santuário Nacional de Aparecida

O encontro de Reitores e representantes de Santuários chegou ou fim nesta sexta-feira (10/03), em Caeté (MG), no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do Estado das Minas Gerais e contou com participação de representantes de ao menos 80 santuários do Brasil. O próximo encontro vai acontecer no Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), no ano de 2019.

Este foi a 22º oportunidade de juntar reitores de todo o país e trouxe como reflexão o tema central “Santuário: lugar de oração, cultura e serviço aos pobres”. A coordenação é do Conselho de Reitores de Santuários que é presidido pelo reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre João Batista de Almeida. Ele avalia de modo positivo os dias de encontro.

Padre João Batista também destaca que o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, trabalhou uma reflexão sobre o sentido de ser santuário e a missão dos santuários no mundo de hoje.

A assembleia também ofereceu oficinas e tratou de elementos, como, os meios de comunicação, e o serviço de pastoral, fez análise e a aprovação das diretrizes e estatutos do conselho de reitores de Santuários no Brasil. Esse documento é o que fundamenta todo o trabalho que tem sido feito. “A reunião acontece a cada dois anos, então já há mais de 40 anos, que os reitores de santuários do Brasil vem se reunindo em um trabalho conjunto, um trabalho de parceria. Trouxemos grandes esperanças, pois os santuários de todo o Brasil estão se tornando grandes centros de evangelização”.

Na avaliação do padre João a intenção é de que a caminhada continue ainda mais frutífera, para que os santuários sejam referência de pastoral.

Santuário de Nossa Senhora da Piedade_Foto: Reitoria do Santuário Nacional de Aparecida

O Santuário Nacional de Aparecida enviou quatro representantes

Ele também ressaltou que o mais importante é o clima de amizade, bondade e colaboração entre os reitores. “Desejamos muito trabalhar conjuntamente. Ninguém quer sobrepor os outros, ou competir, nem mesmo os maiores que tem mais recursos e estrutura, ninguém quer impor nada. Não importa o tamanho, porque todos estão com um grande desejo de fazer um trabalho eclesial, todos querem que a Igreja do Brasil olhe para os santuários com o carinho que lhe são devidos, para que a evangelização aconteça de forma inclusiva, para que as pessoas possam ver nos santuários, o lugar onde possam procurar as repostas para as perguntas que o mundo coloca diante delas”.

Plataforma Digital

O Santuário Nacional apresentou uma plataforma para utilização de todos os Santuários do Brasil. A plataforma será acessada por meio do Portal A12.com e vai possibilitar que cada Santuário disponibilize as suas principais informações nesse espaço. “A PUC de Minas está desenvolvendo esse projeto que com certeza vai trazer muito ganho tanto para os santuários quanto para os devotos, porque a internet nos possibilita visitar lugares, levar informações. Será um ponto de encontro dos santuários”, destaca.

Veja mais detalhes sobre o encontro: Encontro de reitores de Santuários do Brasil quer discutir ação pastoral conjunta

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.