Por Redação A12 Em Igreja

Mudanças nos processos de nulidade do matrimônio será tema de encontro em João Pessoa (PB)

Foto de: Divulgação

31º Encontro da Sociedade Brasileira de Canonistas e 34º Encontro dos Servidores dos Tribunais Eclesiásticos do Brasil.

A Sociedade Brasileira de Canonistas, em parceria com a Arquidiocese da Paraíba, promove o 31º Encontro da Sociedade Brasileira de Canonistas34º Encontro dos Servidores dos Tribunais Eclesiásticos do Brasil.

Os eventos, que ocorrerão em João Pessoa (PB), de 4 a 9 de julho, têm como objetivos discutir o processo de declaração de nulidade do matrimônio, após o Papa Francisco divulgar a Carta Apostólica Mitis Iudex Dominus Iesus (MIDI), que trata do tema no Código de Direito Canônico, e debater sobre o papel dos tribunais, das câmaras e dos bispos no processo.

A formação é destinada a todos que se interessam pelo Direito Canônico, em especial, os vigários judiciais, juízes, defensores do vínculo e oficiais dos tribunais eclesiásticos. Terá as assessorias do bispo auxiliar de São Paulo, Dom Sérgio de Deus Borges; do padre Vicente Ferreira de Lima; dos presidente e secretário-geral da Sociedade Brasileira de Canonistas, respectivamente, cônego Carlos Antônio da Silva e Dom Hugo da Silva Cavalcante .

Programação
No dia 4 de julho, o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo de Cillo Pagotto, presidirá missa de abertura, na Catedral de Nossa Senhora das Neves, às 19h.

No decorrer do evento, o secretário-geral da SBC, Dom Hugo da Silva Cavalcante, fará uma apresentação geral do MIDI, com explicações sobre a aplicação do Motu Proprio. Dom Sérgio de Deus Borges falará sobre a responsabilidade do bispo diocesano no novo processo de declaração de nulidade matrimonial. Padre Vicente Ferreira de Lima abordará as relações entre os Tribunais Eclesiásticos e as Câmaras de Instrução Processual.

Serão realizadas as oficinas sobre "modelos para o encaminhamento de processos documentais, breves e ordinários", e para a Pastoral Familiar. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.