Voluntários de pastorais, organismos e entidades de caráter assistencial da Diocese de Bauru, interior de São Paulo, realizaram pela terceira vez a exposição “Unidos pela Ação Social” na última terça-feira (23). Promovido pelo Encontro de Casais com Cristo (ECC) e Pastoral Social Diocesana, o evento anual tem por objetivo apresentar e divulgar os projetos desenvolvidos pela diocese para sensibilizar novos agentes para as ações.
Para Leonilda Tomazi, coordenadora da Pastoral Social Diocesana, organismo que congrega as diversas iniciativas, o evento tem sido um momento de encontro e integração para todos os que atuam nesse setor, ao mesmo tempo que apresenta um desafio da diocese.
“A gente faz muito, mas nem tudo é visto! Com a exposição percebemos que temos muito trabalho e vemos como é um desafio engajar as pessoas no social, nesse trabalho”, assinala a coordenadora.
Para Leonilda que acumula 25 anos atuando em pastorais sociais e seis na coordenação diocesana, a atividade é uma oportunidade especial para despertar novos agentes e mostrar o amplo trabalho desenvolvido nas mais diversas dimensões sociais em Bauru e região.
A exposição desse ano reuniu estandes da Cáritas Diocesana, Vicentinos, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Terra, e ainda do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) e do Grupo Ecumênico. Participaram ainda cerca de 100 pessoas do Encontro de Casais com Cristo.
Plano Diocesano de Pastoral
No 8º Plano Diocesano de Pastoral a ação social está na quarta prioridade pastoral, depois da renovação das paróquias, família e juventude. Determinação que Leonilda destaca como essencial para o desenvolvimento e fortalecimento das iniciativas.
A partir do plano diocesano, a coordenadora acredita poder conscientizar e sensibilizar amplamente as paróquias da diocese sobre a importância do trabalho assistencial.
Ao citar um dos maiores desafios que enfrentam as ações no campo social, a coordenadora indica a ausência da relação Igreja-política.
“Nosso maior desafio é a mudança de mentalidade, de que a Igreja não pode trabalhar com política. É um pouco do que diz o documento da Igreja: “homens da Igreja no coração do mundo e homens do mundo no coração da Igreja”’, finalizou Leonilda.
A Diocese de Bauru compreende 14 municípios: Agudos, Arealva, Avaí, Bauru, Boracéia, Cabrália Paulista, Duartina, Fernão, Gália, Iacanga, Lucianópolis, Paulistânia, Pederneiras e Piratininga. Possui 41 paróquias, divididas em sete Regiões Pastorais. Sua população é de aproximadamente 450 mil pessoas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.