Romaria Estadual da Medianeira
A Diocese de Santa Maria (RS) realiza neste domingo (10) a 70 ª edição da Romaria Estadual da Medianeira. O lema deste ano é “Creio Senhor, mas aumentai a nossa fé” e o tema é: “Com Maria, renovemos nossa fé”.
Os fiéis do Santuário Basílica da Medianeira já vivenciam a Trezena Móvel Preparatória para a romaria. Neste ano, a missa solene jubilar será presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, que natural do Rio Grande do Sul e pela primeira vez participa da romaria.
A trezena móvel teve início no dia 27 de outubro e segue até esta sexta-feira (08) percorrendo várias paróquias de Santa Maria.
Na trezena móvel, os fiéis podem meditar os mistérios contidos no ‘Creio Apostólico’. A cada noite, a trezena visita e ora numa paróquia da cidade de Santa Maria com cobertura dos meios de comunicação local.
“Com a meditação do “Creio”, somos todos convidados a renovar a fé batismal. Fazemos isso, não sozinhos, mas juntos, em comunidade. Cada noite um sacerdote irá nos ajudar a compreender melhor e aprofundar os passos e mistérios da nossa fé e conversão”, afirmou o bispo da Diocese de Santa Maria (RS), Dom Hélio Adelar Rubert.
Devoção a Padroeira do Rio Grande do Sul
A devoção a Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças em Santa Maria é muito antiga e teve início 1928.
Foto de: Santuário Basílica da Medianeira
Em 1930, mulheres da cidade organizaram uma caminhada para pedir proteção à Santa Maria, que estava ameaçada por uma revolução armada.
Em 25 de outubro de 1942, Nossa Senhora Medianeira foi proclamada Padroeira do Rio Grande do Sul, pelo Arcebispo Metropolitano Dom João Becker.
O Santuário Basílica Medianeira é uma referência religiosa em Santa Maria, atraindo milhares de peregrinos na Romaria Estadual no mês de novembro.
A partir de 1943, a Romaria passa a ser Estadual e no segundo domingo do mês de novembro, Santa Maria acolhe milhares de romeiros, de Sul a Norte do Estado, de outros Estados e excursões de países vizinhos, como a Argentina, Uruguai e Paraguai.
“Nossa romaria não deixa de ser uma escola para seguir Jesus com novo vigor, nova fé, nova alegria e nova esperança”, afirmou Dom Hélio Adelar Rubert.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.