Por Redação A12 Em Igreja

Fórum internacional propõe debater matriz energética brasileira

‘Energia: para que, para quem e como?’ será tema do Fórum Social Temático sobre Energia em 2014. O evento pretende debater questões referentes à matriz energética brasileira e o enfrentamento das mudanças climáticas, a partir de um novo modelo de produção de energia limpa para o país. O encontro nacional será realizado de 7 a 10 de agosto, em Brasília (DF). 

O evento é organizado pela Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil e envolve pastorais sociais e organismos da CNBB, movimentos sociais e entidades da sociedade civil. 

Segundo os organizadores, o encontro internacional tem sua relevância ao tratar de temas que “geram sofrimento e morte de um número crescente de pessoas” e contribuir efetivamente para construir alternativas sustentáveis para diminuir a problemática do aquecimento global no planeta. 

Com uma metodologia participativa, a mesma utilizada no Fórum Social Mundial, a organização pretende fortalecer as articulações entre movimentos sociais, descentralizar o poder e valorizar as fontes disponíveis em cada localidade envolvendo as famílias, comunidades e povos nas reflexões. 

Ao longo desse ano, serão fomentados outros 40 Fóruns Sociais Nacionais, Regionais ou Temáticos em diferentes países.

A iniciativa tem participação das seguintes entidades:

Amazon Watch, Articulação Antinuclear Brasileira, Cáritas Brasileira, Cidade Verde UNB, Conselho Indigenista Missionário, Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Comitê em Defesa de Territórios Frente à Mineração, Conselho Pastoral dos Pescadores, Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social, IBASE, International Rivers, Marcha Mundial do Clima, Movimento dos Pequenos Agricultores, Movimento Paulo Jackson, Movimento Tapajós Vivo, Movimento Xingu Vivo para Sempre, Pastorais Sociais da CNBB, Secretaria do Meio Ambiente da CUT Nacional, Rede Jubileu Sul Brasil, SOS Clima Terra. 

Quem consome mais energia no Brasil:  

Arte: Balanço Energético Nacional de 2013, com ano base 2012. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...