Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 07 MAI 2018 - 09H54

Fórum propõe formação ministerial e profissional para músicos


Músicos profissionais se encontram neste sábado, 5 de maio, no 3º Fórum da Música Católica para aprofundar o seu conhecimento acerca de temáticas da liturgia e, também, questões teóricas e técnicas.

Organizado pela Promocat o evento foi idealizado por dois nomes da música católica no Brasil, padre Joãozinho, SCJ e padre Zezinho, SCJ.

Nesta terceira edição, o evento contará com a presença, da Sony Music, organizadores do Troféu Louvemos o Senhor, iniciadores das Escolas de Música Católica, juristas especializados no segmento e convidados importantes no segmento da música católica.


Em entrevista ao portal A12, padre Joãozinho falou sobre a proposta do encontro e também sobre a evolução da indústria musical e como isso mudou a lógica da produção e exige uma nova visão pra quem trabalha também no universo da música católica. 

“A música católica tem uma dimensão ministerial e também a profissional. O Fórum da Música Católica busca trabalhar essas duas dimensões”, pontua o padre.

Dessa forma, segundo o sacerdote, o fórum tem toda uma preocupação profissional, no que se refere, por exemplo, à Lei de Direitos Autorais e a evolução do mercado da música que passou da mídia material para uma mídia digital. 

“Isso mudou toda a lógica da produção musical, principalmente no que se refere aos compositores e aqueles que gravam e divulgam sua obra”, indica. “Agora toda essa lógica está transtornada e nós vivemos numa espécie de ‘limbo’, frisa. 

O padre alerta que a maioria dos músicos ainda não se habituaram ao ambiente digital, onde as pessoas querem ouvir música pelo celular e não pelo CD. “E isso exige toda uma adaptação”, pondera. 

Leia MaisPraia de Copacabana recebe marcha pela vida contra o aborto Fake News: Veja quatro conselhos do Papa e se livre delasEvangelho em Libras | 5º Domingo da Páscoa – Ano BNesse percurso, padre Joãozinho reforça que o fórum oportuniza o ambiente propício para o músico que deseja evoluir nessa reflexão.

“Como migrar com sucesso para as plataformas gratuitas e para as plataformas digitais e pagas, esse é o ‘pulo do gato’, e é pra isso que o terceiro fórum está aí. Para ajudar as pessoas a dar o ‘pulo do gato’”, celebra o padre.

Espaço de debates 

Se por um lado, a tecnologia muda e influencia os hábitos de consumo e esses são assuntos que preocupam os músicos católicos, por outro, no fórum são discutidas questões que tratam sobre a vocação e a missão do músico católico. 

“O fórum também trabalha para subsidiar as pessoas de saberes”, diz o religioso que cita a presença do padre Zezinho que traz em sua palestra, questões “essenciais da identidade do músico, enquanto ministro e pessoa que se sente chamada a evangelizar por meio da música na catequese”.

:: Música | Acesse nossa página dedicada à musica religiosa

“Quando falamos desse fórum, nós entendemos que há um espaço aberto para debate a respeito de todas essas questões”, finaliza.

O fórum pretende que as conclusões “sejam publicadas”, adianta o padre. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.