Por Redação A12 Em Igreja

Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus participa da 46ª Semana Vocacional

A Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus é mais uma congregação que terá participação na programação da 46ª Semana Vocacional da Rede Aparecida de Comunicação de 16 a 23 de agosto.

fraternidade_s_francisco5

O A12.com conversou com Frei Daniel Curty que falou sobre a história da Fraternidade, o trabalho realizado e os desafios da vida consagrada.

A12 - Como surgiu a Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus?

Frei Daniel - A Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus nasceu junto com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, em 1985.

No dia 24 de fevereiro de 1987, a Fraternidade recebe as bênçãos de Dom José de Aquino Pereira, então Bispo de São José do Rio Preto (SP), que aprova a mesma como “ad experimento.” O Bispo troca a batina do padre Nélio Angeli Belotti pelo hábito franciscano, e dá ao religioso novo nome: Frei Francisco.

A Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus nasceu do Evangelho, sob inspiração do Espírito Santo, para estar a serviço dos pobres e necessitados, seguindo a espiritualidade Franciscana, na simplicidade e na alegria.  Os franciscanos na providência vivem em comunidade e vivenciam o carisma nas obras da Associação e Fraternidade. Unida em nome do Senhor e do próprio carisma de consagração, a comunidade tem como centro a Eucaristia que irradia a vitalidade, unifica e dá vigor à ação missionária.

Para os franciscanos, a Providência de Deus é a própria ação de Deus em suas vidas. “Somos Franciscanos na Providência de Deus, pois tudo o que somos, fazemos e temos pertence a ela. Todos os dias, rezamos e pedimos que seu auxilio venha até nós. Nossa vida está inserida nela. A confiança na Providência nos esvazia de nós mesmos e traz Deus como nosso tesouro absoluto”, diz o fundador, Frei Francisco.

Em 11 de agosto de 2000, a Fraternidade recebeu o decreto de Associação Pública de Fiéis das mãos do então bispo de São José do Rio Preto, Dom Orani João Tempesta, atual Arcebispo do Rio de Janeiro. Em julho de 2009, Frei Francisco fundou o Ramo Feminino – Franciscanas na Providência de Deus.

A12 – Qual o trabalho realizado pela Fraternidade?

Frei Daniel - “Jesus percorria as cidades e aldeias anunciando a Boa Nova, curando os doentes, expulsando os demônios... depois se retirou a sós para orar”. Nesta missão de acolher aqueles que o mundo rejeita, assumimos três Dimensões do Carisma, inspirados na Vida de Jesus Cristo que: anunciava a Boa Nova (Missão); curava e alimentava os necessitados (Assistência e Saúde); e retirava-se a sós para Orar (Contemplação).

São Francisco também assumiu essas três dimensões para sua vida.

fraternidade_s_franciscoDimensão Assistência e Saúde

“Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10) Nesta dimensão, nós atuamos no auxílio e recuperação de dependentes químico (Comunidades Terapêuticas e Ambulatórios); dos pacientes carentes e aqueles com doenças incuráveis (Hospitais); dos idosos  (Hospita-lares, Recanto); dos andarilhos e moradores de rua (Albergue); dos que passam fome (Restaurantes Populares), das crianças (Projetos Semeando o Futuro) e das “doenças” espirituais (casas de encontro e retiros).

fraternidade_s_francisco2Dimensão Missionária

“Por onde andares, anunciai que o Reino dos Céus está próximo. Entrando numa casa, saudai-a: Paz a esta casa” (Mt 10, 7.12) Tornamo-nos “Arautos do Grande Rei”, a exemplo de São Francisco, anunciando o Evangelho de Jesus Cristo, a Paz e o Bem onde estivermos: em nossas obras, na pregação de encontros, nas missões populares, etc.

Dimensão Contemplativa

“Depois, Jesus subiu a montanha para orar na solidão” (Mt 14,23) Todos nós somos convidados a ter uma intimidade com Deus na oração, a exemplo de Jesus e de São Francisco.  Como franciscanos, somos convidados a fazer de cada momento de nossa vida e missão uma oração. Nossa contemplação se dá nos momentos individuais de oração, mas também em nosso trabalho e em todas as nossas atividades, pois tudo o que fazemos é consagrado à Deus.

 

"...não devemos perder a essência do Evangelho, pois é esta essência que vai encantar, cativar e fazer com que o jovem permaneça neste seguimento de Jesus."

A12 - Quais os desafios da vida religiosa consagrada?

Frei Daniel - Acredito que o maior desafio da vida religiosa nos tempos atuais, é provocar um encanto nos jovens, um encanto que incomode o jovem no intuito de responder aos seus anseios, que corresponda com as necessidades de seu tempo. Vivemos em um mundo midiático, na era da tecnologia, da informação, onde se faz necessário se atualizar a todo instante, criar novas formas de evangelizar, porém, não devemos perder a essência do Evangelho, pois é esta essência que vai encantar, cativar e fazer com que o jovem permaneça neste seguimento de Jesus.

São Francisco de Assis viveu há mais de oito séculos, porém se faz atual ainda nos dias de hoje, pois depois de séculos, continua cativando a tantos jovens, homens e mulheres dos mais diversos credos religiosos. Podemos afirmar que este é o maior milagre de São Francisco de Assis.

A12 - O que é necessário para ser um religioso da Fraternidade?

Frei Daniel - Como diz nosso fundador Frei Francisco, o primeiro requisito é gostar de gente, do ser humano, pois o nosso carisma se realiza na pessoa humana, porém o maior deles é querer fazer com que o Evangelho continue vivo nos dias de hoje em meio a uma sociedade marcada pela injustiça social, pela ganância, pela corrupção. Tornar Jesus conhecido onde quer que estejamos, pois onde existe um irmão(ã) sofrendo, ali está Jesus que necessita de nosso abraço fraterno e acolhedor.

fraternidade_s_francisco4

A12 - Qual a importância da 46ª Semana Vocacional?

Frei Daniel - Assim como as anteriores, este é um momento de aproveitarmos a possibilidade de divulgarmos o nosso carisma, para que o mesmo se torne ainda mais conhecido por outros jovens que se sintam chamado a responder o convite de Jesus em suas vidas. Lembrando que esta edição traz consigo um diferencial, visto que através de outras mídias, poderemos chegar ainda mais longe, ou seja, em todo território nacional e internacional.

Serviço

Saiba mais sobre a Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus

Site: www.franciscanosnaprovidencia.org.br/fraternidade/vocacional

Telefone: 12-3104-5555/ 3104-5550 (Frei Felipe ou Frei Daniel) ou 12-99127-2271(Frei Felipe)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.