Com o lema ‘Juventude que ousa lutar constrói o projeto Popular’, cerca de 1000 pessoas participaram no sábado (7) da 19ª edição do ‘Grito do Excluídos’.
O evento reuniu também os integrantes da 26ª Romaria dos Trabalhadores, que neste ano refletiu o tema ‘Mãe Aparecida, ajude a libertar a juventude esquecida!'.
Com uma caminhada que começou no Porto de Itaguaçú, os participantes seguiram até a Tribuna Papa Bento XVI no Santuário Nacional, onde manifestaram o ‘grito’ por uma sociedade mais justa e igualitária.
O evento encerrou com uma missa no Altar Central às 10h30. O cardeal arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno de Assis, que presidiu a celebração, falou do momento especial que a juventude vive nesse ano com a realização de diversos eventos voltados para a juventude e destacou a realidade desafiadora que ela vive na atualidade.
"Este ano de 2013 é um ano muito especial para a juventude: Fraternidade e Juventude foi o tema da CF, com o lema 'Eis-me aqui, envia-me', e em julho passado foi realizada a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco. A juventude é também o tema da Romaria dos Trabalhadores (as) e do Grito dos Excluídos. Os jovens ainda são maioria da nossa população, 47 milhões de brasileiros de 15 a 29 anos segundo Censo do IBGE 2010, e são um grande potencial para a renovação da sociedade e da Igreja. As estatísticas revelam que os jovens tem acesso restrito à educação de qualidade, dificuldades de inserção no mundo do trabalho, são as principais vítimas da violência, das drogas", pontuou o cardeal.
Referindo-se ao potencial dos jovens, sua criatividade e seu dinamismo, o cardeal frisou que eles "tem muito a contribuir para o bem da sociedade e a Igreja".
"Concluo com as palavras do Papa Francisco aos jovens no Rio de Janeiro, 'ponha Cristo em sua vida e encontrarás um amigo em quem confiar; bote Cristo e você verá crescer as asas da esperança para percorrer com alegria o caminho do futuro; bote Cristo e sua vida estará plena de seu amor, será uma vida fecunda e você não ficará desapontado'".
Ao final, Dom Damasceno lembrou ainda o pedido do Papa Francisco pela paz Síria e manifestou o seu desejo de uma pátria mais fraterna e mais justa.
"Rezemos pela nossa pátria, por todos os brasileiros, para que caminhemos na prosperidade, na justiça e na paz, sob a proteção da Mãe Aparecida, Padroeira e Rainha do Brasil. Em especial, peçamos a Deus, por intercessão de Nossa Senhora, Rainha da Paz, a solução para a paz na Síria, no Oriente Médio, e para que os governantes, por meio do diálogo, da negociação, encontrem o bem de suas populações".
Veja a galeria de fotos do Grito:
Veja a galeria de fotos da Celebração:
Créditos das fotos do Grito: Thiago Leon, da Celebração: A12.com.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.