Igreja

Há 220 anos, o Papa celebrou funeral do seu antecessor

Assim como acontecerá com Bento XVI nesta quinta-feira (5), Pio VII realizou o funeral solene de Pio VI em Roma

Escrito por Redação A12

04 JAN 2023 - 10H28 (Atualizada em 04 JAN 2023 - 16H48)

Vatican Media

Milhares de fiéis do mundo todo estão visitando o corpo de Bento XVI, desde a última segunda-feira (2) na Basílica de São Pedro.

Leia MaisEm testamento, Bento XVI aconselha a permanecermos firmes na féPapa Francisco confia Bento XVI aos cuidados de Nossa SenhoraNo mesmo local, o funeral solene acontece nesta quinta-feira (5), às 5h30 (horário de Brasília), e será atendido um desejo do Papa emérito, que será enterrado no antigo túmulo de São João Paulo II e que também pertenceu a São João XXIII, localizado nas Grutas do Vaticano.

Os funerais papais normalmente atraem chefes de estado de todo o mundo, mas o Vaticano disse que delegações oficiais virão apenas da Itália e da Alemanha, país natal de Bento XVI, sugerindo que o evento será relativamente discreto.

"Será um funeral solene, mas sóbrio, porque Bento 16 solicitou assim em seu testamento", informou o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.

Bento XVI terá uma simples lápide de mármore branco com a inscrição dos anos do seu pontificado (2005-2013) em latim. Em geral, os funerais de um Santo Padre são presididos por uma figura chamada "carmalengo", que se encarrega de conduzir a Igreja Católica nos momentos em que não há um Papa em exercício.

Mas desta vez, algo raro irá acontecer na história dos Papas: Francisco irá presidir o funeral do seu antecessor, que renunciou em fevereiro de 2013, mas isso não é um fato inédito nos mais de dois mil anos de nossa Igreja.

Wikipedia
Wikipedia


O Papa Pio VI, após 24 anos de seu reinado, foi feito prisioneiro após recusar a renúncia do seu cargo por pressão de Napoleão Bonaparte e foi morto em agosto de 1799 na cidade de Valence, na França , onde foi realizado o funeral.

Pio VII foi eleito em 14 de março de 1800, e mandou que os restos mortais de seu antecessor viessem para Roma. Ao desembarcar na Itália, o corpo do Pontífice começou uma triunfante peregrinação, com solenes exéquias celebradas em cada etapa da viagem.

Desta forma, em 17 de fevereiro de 1802 houve solene cerimônia fúnebre celebrada na Basílica de São Pedro com a presença do Papa Pio VII. Meses depois, partes do tórax e o coração de Pio VI voltaram para Valence a pedido do governo de Paris, mas foram devolvidos a Roma em 1811.




Para a Família dos Devotos, Padre Rodrigo Arnoso fala sobre os protocolos do funeral de Bento XVI


Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...