A Igreja Católica vai promover a 29 de maio um encontro de apresentação da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2014, “Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro”.
A iniciativa anual está marcada para o Seminário Franciscano da Luz (Largo da Luz), em Lisboa, e conta com a participação do presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, Dom Pio Alves, e do antropólogo Alfredo Teixeira, professor da Universidade Católica Portuguesa.
A mensagem do Papa, divulgada em janeiro, desafia os profissionais dos media a promover uma “cultura do encontro” entre seres humanos num mundo cada vez mais globalizado, em que persistem problemas como a “exclusão, marginalização e pobreza”.
“A nível global, vemos a distância escandalosa que existe entre o luxo dos mais ricos e a miséria dos mais pobres. Frequentemente, basta passar pelas estradas duma cidade para ver o contraste entre os que vivem nos passeios e as luzes brilhantes das lojas”, escreve, na sua mensagem para o 48.º Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Francisco aponta o dedo a “múltiplas formas de exclusão, marginalização e pobreza”, como causas “económicas, políticas, ideológicas e até mesmo, infelizmente, religiosas”.
Nesse sentido, convida os profissionais de comunicação a uma “solicitude pela humanidade, chamado como é a exprimir ternura”.
O Papa desafia ainda a Igreja Católica a promover um “testemunho cristão” no mundo digital para chegar, através da rede, às “periferias existenciais”.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais, única celebração do gênero estabelecida pelo Concílio Vaticano II (decreto ‘Inter Mirifica’, 1963), é celebrado no domingo que antecede o Pentecostes, esse ano será celebrado em 1 de junho.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.